Foto: Pixabay

Claro 100k contará com mil atletas em sua estreia

Redação Webventure/ Biking

Abraão Azevedo chega como destaque na categoria MTB (foto: Sérgio Amzalak/Tartana imagens)
Abraão Azevedo chega como destaque na categoria MTB (foto: Sérgio Amzalak/Tartana imagens)

A Claro 100k, prova de ciclismo de estrada que acontecerá neste sábado (27), marcará a estreia do trecho sul do Rodoanel, em São Paulo. Pela primeira vez no Brasil, a competição surpreendeu com o grande número de inscritos: mil atletas, vindos de diversas categorias do esporte.

“Uma semana antes da disputa todas as inscrições se esgotaram. Os competidores serão divididos em categorias de triathlon, mountain bike, estrada, amadora open e equipes, ou seja, todas as tribos estarão misturadas em um evento só, no qual serão 800 amadores e 200 profissionais. Desde estrelas do ciclismo até campeões do MTB, como Adriana Nascimento, que é dez vezes campeã brasileira na modalidade, estarão presentes”, contou o organizador do evento, Mário Roma.

Destaque na competição de estrada, a categoria mountain bike chega ao circuito como novidade neste tipo de evento. “Poucas vezes nós vemos atletas de MTB disputando provas de ciclismo, ainda mais contra os melhores triathletas e ciclistas. Mas teremos um campeão Pan-americano, então acho que o MTB estará bem representado com o Abraão Azevedo”, disse Roma.

Dificuldades – Apesar de acontecer em um terreno praticamente sem irregularidades, os 100 quilômetros da disputa deste fim de semana não serão fáceis para os atletas. Segundo o organizador, os trechos finais do trajeto exigirão muito da resistência física dos competidores.

“As maiores dificuldades serão as poucas subidas que estão localizadas no fim da disputa e, provavelmente, serão feitas com o vento contra. Então, como o ritmo deve começar muito forte, no final as pessoas pagarão o preço da facilidade do início, principalmente os amadores, que estarão entusiasmados de pedalar com os profissionais”, explicou.

Pesando já nas quatro próximas etapas, que acontecerão em Campinas (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e, novamente, São Paulo (SP), Roma espera espelhar-se no bom trabalho da primeira prova para montar competições ainda maiores.

“Acho que esse começo já nos deu um pouco da medida do que nós iremos encontrar pela frente. Em Campinas, acredito que nós teremos mais surpresas e no Rio de Janeiro será mais um desafio. Esse formato de juntar todas as tribos na estrada é um formato que emplacou rapidamente e que irá atrair cada vez mais pessoas”, finalizou.

Este texto foi escrito por: Caio Martins

Last modified: março 26, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure