Classe S40 contará com dez barcos (foto: Divulgação/ Matias Capizzano)
Em 2009, a estreia da classe S40 na Rolex Ilhabela Sailing Week (RISW) não contou com uma grande participação: apenas quatro barcos disputaram o título entre as modernas embarcações de 12,3 metros de comprimento, 3,75 metros de boca, 2,60 metros de calado. Em 2010, no entanto, a competição, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo, promete força total.
Ao todo, dez veleiros estarão lutando pelo primeiro lugar na classe: quatro barcos brasileiros, entre eles o Mitsubishi/Gol, do comandante Eduardo Souza Ramos, o Carioca, de Roberto Martins, além das embarcações de Torben Grael e Zeca Revoredo; três argentinos, dois chilenos e um uruguaio.
Segundo Gabriel Borgström, coordenador do time Mitsubishi/Gol, o fato dos barcos terem o mesmo desenho faz com que a disputa fique ainda mais acirrada. Como os barcos são exatamente iguais, a competitividade na classe já é muito grande. A tendência é aumentar ainda mais, disse. No ano passado, o argentino Cusi 5 foi o vencedor apenas pelo critério de desempate sobre o Mitsubishi/Gol.
Novidade – A Ilhabela Sailing Week contará com uma novidade em sua 37ª edição. A organização da prova, em conjunto com dirigentes da Classe BRA-RGS, resolveu criar uma subdivisão para a classe, a RGS-Cruzeiro.
Nela, serão permitidos apenas veleiros com 34 pés ou mais e que forem considerados elegíveis pela comissão técnica da classe. Todos os barcos terão de passar pelas medições normais da classe, ter enrolador de genoa e velas de dracon ou prolan com proteção UV na valuma e balão assimétrico. Ou seja, serão vetadas velas de materiais exóticos ou outro tipo qualquer de balão, já que o objetivo é agregar veleiros com uma configuração tradicional dos barcos de cruzeiro, explicou o coordenador da BRA-RGS em São Paulo, Walter Becker.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 11, 2010