O S40 Cusi 5 (foto: Edu Grigaits/ Balaio de Idéias)
Direto de Ilhabela (SP) – A classe S40 estreou no Warm Up da Semana de Vela de Ilhabela com dois veleiros representando a Argentina, Patagonia, de Norberto Alvarez, e Cusi 5, de José Esteves, ex-comandante do Personal, veleiro que já ganhou a Semana de Vela de Ilhabela. Além dos dois argentinos, a classe deve ter mais dois barcos brasileiros, um deles sob o comando de Eduardo Souza Ramos.
A idéia da classe partiu dos três comandantes, após a Semana de Vela de 2007. A idéia era fazer um barco rápido, e extremamente divertido de velejar. Cansamos das classes de IMS e das regras de Rating, que exigem gastos constantes dos donos de veleiro e, geralmente, beneficiam os barcos mais pesados, contou Alvarez. O projetista foi o argentino Javier Sotto Arcebal
Os S40 são veleiros feitos inteiramente para competições, sem nenhuma preparação para cruzeiro, projetados para serem leves, de manobras ágeis, e com uma grande área vélica. Em uma comparação com o Touché, por exemplo, os S40 têm metade do peso, e maior área vélica do que ele, explicou Acebal, que também assina o Touché, barco nascido com o nome Matador e que participou de diversas competições brasileiras. O Touché tem cerca de 8.500 quilos, enquanto os S40 saem com 4.200 quilos.
Desempenho e diversão – Na regata deste sábado o Cusi 5 foi o quarto a cruzar a linha de chegada, na perna de contravento ficou quase cinco minutos atrás dos veleiros brasileiros da ORC Internacional. Assim que cruzaram o Farol dos Moleques e subiram a vela balão, a velocidade aumentou significativamente e, antes da metade da perna, já estava na frente do Handycam e Loyal.
O desafio da classe agora é aumentar o número de barcos. A pretensão dos comandantes é fazer seis competições por ano, três na Argentina e três no Brasil. Queremos chegar na semana de vela de 2010 com oito barcos, disse Alvarez.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: junho 14, 2009