O shaper Claudio Pastor e Atalanta Batista, tetracampeã brasileira, bicampeã sul-americana e 13ª colocada no ranking mundial de longboard, estão juntos novamente em uma parceria que promete bons frutos. Já havíamos trabalhado desta forma por quase 5 anos, exatamente na época em que ela se tornou 4 vezes Campeã Profissional de Longboard Feminino, usando minhas pranchas, diz o shaper.
Pastor destaca a receptividade de Atalanta perante novas ideias e suas críticas construtivas, sempre em busca de desenvolver o shape ideal. Ela tem uma enorme dedicação e um surf natural, de quem já nasceu com isso na alma. É simplesmente uma das melhores atletas com quem já trabalhei, elogia.
Por sua vez Atalanta também destaca o diálogo entre os dois. Agora que o critério de longboard mudou e deve ser 100% clássico, o Pastor está aperfeiçoando os shapes e estou buscando polir meu surf com os equipamento. Tenho certeza que virão bons frutos, é só questão de tempo e treino para os resultados chegarem.
Mudanças na prancha
Estamos em busca de um shape muito especial, podendo chamar de clássico moderno. Parece engraçado, mas é a pura verdade já que temos que fazer manobras antigas em cima de pranchas com materiais de primeira geração, com menos peso e mais soltura, diz o shaper.
Pastor está empolgado com o trabalho. Isso me atrai muito, pois cobra o desenvolvimento de novas linhas de shape para esse momento. O trabalho nunca para, pois tudo muda e atualmente estamos estudando qual o melhor material para cada etapa, já que, por exemplo, em ondas pequenas precisamos de mais peso, então nosso trabalho se baseia em função de cada etapa e tipo de onda.
Inspiração
O shaper contou que se inspira no design de aviões para desenvolver suas pranchas. Acho que na velocidade dos aviões fica provado a importância do design e no mar existe a mesma função.Por isso olho muito os aviões, assim como os peixes e animais, são referências de design para minhas criações.
Ele também ressalta que existe um design especial cada atleta. O certo é desenvolver um modelo para cada um, aí sim a criação fica bonita e honesta, pois é uma adequação de cada pessoa ao shape ideal.
Patrocínio
O ano de 2017 tem tudo para ser ótimo para Atalanta, já que ela conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas como nutricionista, preparador físico, shaper e outros colaboradores. Agora a atleta busca um grande patrocinador para poder se concentrar no surf.
Estou animada para ir sempre melhor nas competições, mas ainda busco um patrocinador para focar apenas no que importa: os resultados. Enquanto isso não acontece vou firme e não desisto, sempre dando meu melhor, diz.
Atalanta viaja na próxima semana para Papua-Nova Guiné, onde competirá na primeira etapa do Mundial de Longboard.
Este texto foi escrito por: Christina Volpe
Last modified: março 9, 2017