Foto: Pixabay

Clima difícil dificultou quarta etapa do Las Pampas

Redação Webventure/ Offroad

Direto de La Cumbre (Argentina) – Do calor de 35 graus para um clima de chuva e, no final do dia, frio, muito frio. Isso foi o que os competidores de rali viveram ontem (04/11) no norte da Argentina, no Rally Por Las Pampas, em que viveram mais um dia de grande especial, com reabastecimento e terrenos distintos.

O dia começou cedo, mas não como todos os outros, que tiveram largada às seis. A largada atrasou, começando às 8h50. A quarta etapa também foi dura, com 433,90km de especial, passando primeiro pelas Grandes Salinas, também ao norte da Provincia de Córdoba. Com a frente fria que chegou a região, as nuvens carregadas despencaram chuvas em vários locais por onde a prova passou.

Assim, os carros, que não são a vedete deste rali, mas que estão competindo com alguma persistência, não puderam fazer a etapa das salinas, pois o piso molhado e extremamente escorregadio poderia afetar. O início da etapa foi em Serrezuela, com retas largas e empoeiradas, para depois entrar em “senderos” (trilhas) com vegetação de seca, com muitos cactos e plantas semelhantes à caatinga brasileira, para entrarem nas Grandes Salinas, onde eram o PC 2 e 3.

Após este trecho, os pilotos de motos e quadriciclos entravam no Neutro para abastecimento. O outro setor da prova teve a participação dos oito carros competidores e era bem distinto, com estradas pelas serras, e depois descendo até leitos de rios secos, que são encontrados facilmente na região nesta época do ano.

Campeão do mundo socorre ídolo argentino – Mesmo sem fazer toda a especial, os carros seguiram pelo segundo trecho. O piloto de moto argentino que reunia mais torcida entre os compatriotas, Marcelo Mitti, que venceu o Rally Por Las Pampas duas vezes, e que no segundo dia de rali colocou inacreditavelmente seis minutos à frente de Alfie Cox em 462km de especial, sofreu um grave acidente em meio ao segundo trecho.

Como estava atrás do pelotão de motos, Mitti acabou sendo encontrado e socorrido pela dupla Khalifa Al Mutawei e Alain Guehennec (Victory Rally). “Paramos e vimos que Mitti estava desacordado, ao lado da moto”, disse Al Mutawei. O piloto, campeão do mundo e que veio ao Rally Por Las Pampas para celebrar a vitória conseguida no UAE Desert Challenge, contou como foi o resgate de Mitti:

“Paramos o carro e chamamos ele algumas vezes. Como não respondeu, saímos e eu o toquei com muito cuidado, porque sabemos que qualquer movimento errado em um início de resgate pode comprometer seriamente a pessoa. Verifiquei sua respiração e então tirei seu óculos, chamei-o mais, e desta vez ele acordou”. Al Mutawei conta que acabaram por tirar também o capacete para que respirasse melhor e assim o piloto árabe acionou a baliza de localização por GPS de Mitti.

A baliza foi um dos equipamentos de segurança exigido pela organização do Rally Por Las Pampas, que é obrigada e foi alugada pelos pilotos no dia da verificação. Mitti quebrou a clavícula, foi resgatado e já está bem, em observação em um hospital nas proximidades de La Cumbre.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: novembro 5, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure