Webventure

Clube Alpino Paulista entra para a federação internacional

Aos 41 anos, o Clube Alpino Paulista, o mais antigo do Estado, se torna agora o único brasileiro filiado à União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA), a entidade máxima do montanhismo no mundo. A aceitação do CAP como membro da organização aconteceu após três anos de arranjos burocráticos. “A diretoria do clube achou interessante a filiação nesses três anos tivemos de mandar várias comprovações como número de sócios, as atividades e cursos, se temos refúgio… Neste ano pagamos as taxas e, no último dia 21, recebemos o comunicado de que somos o mais novo membro”, explica Marcelo Krings, ex-presidente do CAP e membro do clube.

A UIAA só não considerou o CAP como representante nacional – por enquanto, o clube participa dos eventos da entidade mas não tem direito a voto ou veto nas decisões que envolvam o esporte. “Para a UPAME (União Pan-americana das Associações de Montanhismo) somos o órgão representativo do Brasil, mas a UIAA nos considerou um clube de grande importância no país, porém nossos 850 sócios, 200 ativos, não correspondem ao universo total do montanhismo no Brasil, que é muito maior”, diz Krings. “No entanto, o CAP será encarregado de difundir as informações que receber da União Internacional aos outros clubes e entidades estaduais.”

O CAP foi fundado em 1959, por Domingos Giobbi e atua nos segmentos de montanhismo, alpinismo, espeleologia e atividades ambientais no Brasil e no exterior. Organizou e participou de cinco expedições ao Himalaia, incluindo uma tentativa ao Monte Everest, em 1991. Para saber mais sobre a entidade, freqüente uma reunião às quartas feiras, a partir das 20h30, na sede do clube, à rua Dr. Amâncio de Carvalho, 86, Vila Mariana, São Paulo (SP).

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira