Webventure

Colete equilibrador


Modelo de colete equilibrador. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)

É usado em mergulhos com cilindro (mergulhos autônomos). Trata-se de um colete inflável, que tem como função controlar a flutuabilidade do mergulhador.

Ao iniciar a descida (lembre, lastro apenas o suficiente para afundar) o colete estará completamente vazio. Na medida que descemos haverá compressão dos espaços aéreos, principalmente os espaços mortos do próprio colete e as células da roupa de neoprene.

Esta redução total de volume tornará o mergulhador mais negativo. Próximo ao fundo, uma pequena quantidade de ar injetada nele será o suficiente para reestabelecer o equilíbrio. Este mesmo ar, na subida, deverá ser eliminado de maneira controlada (sempre mantendo o equilíbrio).

Na superfície, o colete pode ser usado para ficar confortavelmente boiando até a hora de subir no barco.

Como funciona
No curso básico, aprende-se a inflar e desinflar o colete (na verdade, uma bóia que fica dentro do colete). O colete é inflado por meio de dois botões, um para cada função. Em caso de emergência, existe uma mangueira com bocal para que seja inflado pelo mergulhador. O ar é trazido pelo cilindro por uma mangueira, adquirida junto com o colete.

Tipos
Atualmente existem dois estilos básicos: o dorsal e o tipo jaqueta (mais usado). O volume interno determina a diferença entre os tipos de colete. A escolha é determinada pelo “empuxo” que se quer ter.

Os coletes são feitos de nylon e possuem diferentes espessuras: Nylon 420, o mais comum e usado no mergulho recreacional; o Nylon 840 e o Nylon 1.000, usados para mergulhos em naufrágio e em caverna porque resistem mais ao atrito.

O colete é fixado ao cilindro nas costas do mergulhador. Possui anéis onde se pode pendurar acessórios como lanternas e carretilhas. E ainda possui tipos de bolsos para guardar objetos. Há coletes que já vêm com o cinto de lastro embutido.


Agradecemos à Narwhal, Atividades Subaquáticas (www.narwhal.com.br) pela colaboração nesta dica.

Este texto foi escrito por: Webventure