Webventure

Coluna André Azevedo: Imprevistos de um rali


André Azevedo participou de 20 edições do Dakar (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

No último final de semana, a Equipe Petrobras Lubrax competiu no Rally do Engenho, em São Pedro (SP), em duas categorias: carro e caminhão. Coincidência ou não conquistamos a mesma colocação: o segundo lugar. Foi uma prova com um tempero a mais, a chuva. Ela foi a nossa companheira no final do primeiro dia e nos acompanhou durante todo o domingo.

Nossa sorte foi que levamos alguns pneus da Pirelli especiais para esse tipo de situação. Então consegui fazer as manobras com mais tranqüilidade e foi um rali bem gostoso e proveitoso, já que participamos de olho em provas maiores, como o Rally da Europa Central. A única surpresa do Rally do Engenho foi que ficamos presos durante a especial do segundo dia. Explico: no meio da pista havia um carro atolado. Para não bater nele, tive que desviar e como o terreno era inclinado acabei ficando preso na lama. Estes são os imprevistos de um rali que já estamos acostumados a lidar. E, mesmo com o problema, ainda conquistamos o pódio!

Sobre o Rally da Europa Central, que acontecerá entre os dias 19 e 26 de abril na Hungria e Romênia, sabemos que ele fará parte da primeira etapa do Dakar Series, projeto que englobará mais provas de alto nível técnico organizadas pela ASO mesma empresa que faz o Rally Dakar. Nossa equipe será representada na categoria Caminhões, com o mesmo veículo que iríamos competir no Dakar 2008, que foi cancelado.

Esta será a primeira prova dentro da nova regra para os caminhões, que muda a configuração do veículo (recuo do motor). Segundo a organização do rali, pelo menos 20 caminhões já estão inscritos. Há muita movimentação também para o lado das categorias Carro e Moto, com a confirmação da equipe oficial da KTM e seus principais pilotos Cyril Despres e Marc Coma. Mitsubishi, BMW, Volkswagen e Schlesser também estavam interessados no novo rali.

Este texto foi escrito por: André Azevedo