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Coluna do Deco: Após quatro dias de prova, disputa segue acirrada entre a BMW e Volkswagen

Redação Webventure/ Offroad

Disputa entre Volkswagen (f) e BMW segue intensa (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)
Disputa entre Volkswagen (f) e BMW segue intensa (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)

Deco Muniz, navegador e diretor de prova do RallySP, faz uma análise após três dias de prova do Rally Dakar. Acompanhe.

Quarto dia de prova encerrado e a disputa segundo a segundo com do Volkswagen 301 de Carlos Sainz/ Michel Perin com a BMW 302 de Nasser Al-Attyah/ Tina Thorner continua incrível.

As duplas estão se alternado nas vitórias das especiais, por enquanto 2×2 no placar com a vitória do time azul hoje. O mais incrível é a proximidade de tempo entre eles. Mesmo com os carros e estilos de pilotagem tão diferentes das duplas, ontem foram 35 segundos em 616 km a favor de Al-Attyah e hoje Sainz deu o troco com apenas 6 segundos em 459 km. É muito pouco… Nesse ritmo corremos um sério risco de só conhecer o vencedor do Dakar 2009 na última especial, chegando a Buenos Aires.

Aliás, esta pode ser mais uma característica diferente neste Dakar 2009. A prova na África era sempre decidida na véspera e a última especial de 16 km em torno Lago Rosa era praticamente um desfile de pilotos, navegadores e máquinas para o público e para a imprensa. Este ano vai ser diferente: 227 km de especiais, num dia de 792 km ligarão a cidade Córdoba (palco do WRC na Argentina) à capital portenha. E pelo que vem acontecendo até agora na prova, a menos que algum fato muito decisivo aconteça no Atacama, pode ser que a prova seja definida somente nesta última especial.

Vale ressaltar que os três primeiros dias foram relativamente fáceis, com longas retas e poucas dificuldades, o que favorece os carros da Volkswagen e BMW que possuem maior velocidade final. A parte mais técnica começa amanhã, partindo de Neuquen em direção a San Rafael. A grande quilometragem obrigará os competidores a manter um alto nível de concentração por mais tempo. Estaremos seguindo em direção aos Andes e maiores dificuldades começaram a aparecer como trechos de dunas e subidas de rios secos. Será com certeza o teste mais importante desta primeira semana.

No pelotão da frente, destaque também para as duplas De Villiers/ Von Zitzewitz e Peterhansel/ Cottret, que permanecem no mesmo ritmo dos dois líderes e seguem mais vivos do que nunca na prova. Hoje Alphand/ Picard, andaram forte, mas a diferença de mais de 41 minutos na classificação acumulada, parece muito difícil de ser alcançada a esta altura.

Brasileiros – A que se destacar a ótima prova feita pelos brasileiros até aqui, Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo estão dando um verdadeiro show. Mesmo sendo estreantes na prova, eles seguem muito rápidos e constantes, garantindo diariamente classificações sempre próximas aos dez primeiros e com um tempo muito próximo aos lideres.

Uma pena o pneu furado e conseqüentemente a poeira extra de ontem, que custou minutos preciosos a dupla. A favor deles o ótimo carro que tem nas mãos, a pilotagem muito consciente de Spinelli sabendo “economizar” o carro quando necessário e acelerando muito quando pode e a navegação sempre precisa do Marcelinho. Hoje fizeram o 15º tempo a 18min53 minutos do líder.

Com o 16º melhor tempo de hoje, Jean Azevedo e Youssef Haddad (nosso amigo Zé Haddad, como é conhecido na Copa RallySP), seguem em ritmo muito bom também. Uma pena também os problemas de ontem, o carro da dupla caiu numa vala e só conseguiu sair de lá com a ajuda do caminhão do seu irmão André Azevedo que representa o país nos caminhões ao lado do navegador Maykel Justo. Para quem tem um carro mais antigo, com tecnologia embarcada muito menor do que a de seus concorrentes diretos, o ritmo deles é espetacular.

O segundo dia (sempre ele) acabou comprometendo completamente a prova de Reinaldo Varela/ Marcos Macedo. O problema mecânico acabou relegando a dupla a largada nas últimas posições e com a poeira absurda que tem sido a tônica da prova, andar lá trás, no meio dos caminhões sem conseguir ver ao certo o que vem pela frente, não é nada fácil. Mas a dupla tem competência de sobra e vem se recuperando dia-a-dia.

Paulo Pichini/ Lourival Roldan enfrentaram mais um dia de problemas, desta vez elétricos, na terceira especial. Mas Paulo está tendo um ótimo aprendizado e consegue manter o bom humor sempre peculiar a ele. Com a determinação que tem, deve conseguir concluir a prova, que é seu grande objetivo neste Dakar.

E em nossa contagem regressiva, agora são 11 dias para a chegada… e o Atacama está chegando…

Este texto foi escrito por: Deco Muniz

Last modified: janeiro 6, 2009

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