Largada UAE desert Challenge 2008 (foto: Divulgação)
Lá fora, diferente daqui do Brasil, as provas de rally Cross Country seguem uma nomenclatura própria, baseada em suas características de trajeto e duração. Estas provas são abertas aos veículos enquadrados na FIA dentro da categoria todo-o-terreno (ou Cross-country, no nosso caso).
Esta nomenclatura é definida pelo Código Desportivo Internacional CDI, regulamentação máxima da FIA, que deve ser seguida por todas as Federações filiadas a entidade.
Rallys Cross-country: nestas provas a distância de cada especial não pode ser superior a 500 km. O percurso poderá atravessar os territórios de diferentes federações ou clubes, desde que em comum acordo entre essas federações (em suma, as provas podem envolver mais de um país, ou mais de um estado, na caso de ser realizada num único país).
Rally Cross-country Baja: é um Rally que se deverá disputar em apenas um dia (distância máxima: 800 km) ou no máximo em dois dias (distância máxima: 1200 km).
Existem ainda os Rallys Cross Country Maratona, que segundo a FIA, devem ter o percurso total de no mínimo 10.000 km, sendo livre a distância das etapas. A duração total das provas não pode exceder 31 dias, incluindo as verificações técnicas e o prólogo. Ainda segundo a entidade apenas um Rally Maratona pode ser organizado por continente, em cada ano, salvo derrogação especial da entidade. Enquadrados nestes termos, temos hoje o Rally Dakar e o UAE Desert Challenge.
Os Bajas para motos são sem planilha, mas isso é norma da FIM. Para os carros, as provas sempre são com planilha, por isso se corre em dupla.
Aqui, consideramos todas as provas como Cross-country: o Campeonato Brasileiro, o Paulista, Sertões, RN 1500, Velopiocerá… Na realidade cada prova deveria ser enquadrada de forma diferente.
Hoje somente o Rally dos Sertões, o RN 1500 nos moldes atuais, adotado a partir de 2008, o Velopiocerá – na forma como foi realizado em 2009, e o Rally dos BANDEIRANTES – prova da RallySP na configuração deste ano (com 3 etapas), se enquadram na configuração de Rally Cross-country.
Todas as demais provas são Bajas, conforme definição da FIA. Isso deve-se a duração das provas e ao tamanho das especiais.
Lá fora hoje, devido a alta densidade demográfica e a baixa disponibilidade de locais para realização de provas, a Europa concentra apenas provas de Baja.
Portugal e Hungria tem os campeonatos mais fortes. Destacam-se também algumas provas da Itália e da Espanha.
Para este ano, a FIA terá 5 etapas no FIA World Cup for Cross-country Bajas, todas elas realizadas na Europa.
Para o FIA World Cup for Cross-country Rallies 2009, serão 3 etapas:
Este texto foi escrito por: Deco Muniz