Webventure

Coluna do Deco: Dunas e problemas começam a surgir no Dakar 2009


Jean e Youssef tiveram problemas (foto: Donizetti Castilho/ www.webventure.com.br)

Deco Muniz, navegador e diretor de prova do RallySP, faz uma análise após cinco dias de prova do Rally Dakar. Acompanhe.

A dupla do carro 300, Stepháne Peterhansel/ Jean-Paul Cottret, vinha muito bem na prova, provando que quanto mais difícil a etapa, mais a pilotagem do francês se sobressai. Até o quilômetro 422, eles ocupavam o segundo lugar do dia, depois de passar muito tempo na liderança, com a dupla Nasser Al-Attyah/ Tina Thorner se mantendo em terceiro e Carlos Sainz/ Michel Perin em quarto.

Mas, problemas no trecho final de dunas, deixaram a dupla da Mitsubishi em 9º (para piorar, levaram uma penalização de 15 minutos aplicados pela organização). “El matador”, como é conhecido o espanhol por nossos hermanos, terminou com seu VW no 8º lugar, também por conta de problemas na areia. Estes resultados trouxeram o piloto do Catar e a navegara sueca de volta a liderança da prova, eles terminaram em quarto ao final dos 506 quilômetros da etapa.

Provando sua evolução de pilotagem e o grande desenvolvimento do carro, os campeões do Sertões 2008, Giliel De Villiers/ Dirk Von Zitzewitz venceram o dia e agora ocupam o segundo lugar na classificação geral, a apenas 2min24 do carro 302 da BMW. A dupla continua constante e subindo, entrando de vez na briga pelo título.

Destaque também para o dia de Robby Gordon/Andy Grider, que a bordo do Buggy H3 da Hummer, fez o 4º melhor tempo do dia e agora aparece em 7º na geral acumulada. O regulamento privilegia o Buggy 4×2 da dupla, no quesito pneus, motor e suspensão, em relação aos carros 4×4 e isso pode ajudá-los muito daqui a diante.

Brasileiros – Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo matem uma constância incrível, eles permaneceram durante todo o dia entre os 20 primeiros, terminando o dia em 12º lugar. A dupla venceu bem seu primeiro desafio nas dunas, o que com certeza os deixa mais confiante para as areais do Atacama. A performance do dia trouxe os brasileiros para o Top 10, lugar que eles tem totais condições de manter até o final da prova.

Jean Azevedo e Youssef Haddad vinham num ritmo bom também, andando até mais rápido do que Spinelli/ Vívolo, mantendo-se por quase toda a especial em 15º lugar, mas algum problema após o quilômetro 476 da especial, no último trecho de dunas, mantém a dupla dentro da especial até agora.

A dupla já mostrou muito entrosamento e com os resultados obtidos no Brasil neste ano, demonstrou que andaria forte durante o Dakar. Eles foram vice-campeões brasileiros, perdendo o titulo somente por conta de uma punição no Rally dos Amigos, após terem vencido a prova. No Paulista foram campeões na categoria Protótipos e vice na geral.

Vale lembrar que foi a primeira temporada de Jean pilotando carros no Cross-country e que este também é seu primeiro Dakar sobre quatro rodas. A partir de agora vão ter de usar este talento nas próximas etapas para tentar recuperar o prejuízo de hoje.

Até agora mais de 7 horas após a chegada do carro 305 da Volkswagen de De Villiers/Von Zitzewitz, os brasileiros Reinaldo Varella/ Marcos Macedo e Paulo Pichini/ Lourival Roldan não aparecem na classificação de chegada da prova.

Dez dias para a chegada e o Dakar acaba de começar!

Este texto foi escrito por: Deco Muniz