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Coluna do Deco: Entenda as mudanças nas provas brasileiras de rali cross-country em 2009

Redação Webventure/ Offroad

Unificação marca as etapas do ano (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)
Unificação marca as etapas do ano (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)

Na última quinta-feira (12), aconteceu o briefing do 3º Rally de Barretos, prova que abre a temporada 2009 do Cross-country Brasileiro. A prova acontece entre os dias 13 e 15 de março e deve ter um grid bastante significativo.

A temporada deste ano promete. Várias serão as novidades e todas elas muito positivas. A mais importante de todas, que acredito ser o grande diferencial para os principais campeonatos, é a unificação dos regulamentos técnicos para o Brasileiro, Mitsubishi Cup e Paulista de Cross-country.

O regulamento foi revisto, sempre com a participação de pilotos, navegadores, preparadores e organizadores de provas. Uma forma muito democrática de se fazer rali. Foi adequado o quesito penalizações (os tempos de penal) para tentar deixar o regulamento mais justo.

As categorias continuam as mesmas, mas agora com os nomes padronizados: Protótipo-T1, Superproduction, Production-T2 e Caminhões. Para o Paulista, teremos ainda a categoria Força Livre.

Foram realizadas pequenas alterações técnicas visando equilibrar e baratear a Production-T2, como a permissão de algumas peças de fibra, entre outros. Para os veículos Tr4-R e L200-R, não será necessário o uso de restritor.

Para os veículos Tr4-R e L200-RS, valerá o regulamento técnico da Mitsubishi Cup. Desta forma, cada competidor terá seu veículo sempre pronto e dentro dos mesmos padrões, independente do campeonato que vá participar.

Outro ponto importante foi a padronização dos percursos. Para provas em linha, cada dia deverá ter, no mínimo, 100 quilômetros de especiais. No caso de se repetir a mesma especial (mesmo sentido) ela deverá ter, no mínimo, 60 km, totalizando assim 120 km, e o comprimento mínimo de uma especial deve ser de 50 km e, neste caso, serão três voltas, com a terceira obrigatoriamente em sentido inverso.

Campeonato Brasileiro – O Brasileiro de Cross-country já tem cinco provas confirmadas e ainda temos a possibilidade do Sertões Experience também pontuar para o campeonato.

Da mesma forma, como foi no Paulista no ano passado, no Brasileiro deste ano, cada dia de prova valerá como uma etapa do campeonato:

  • Março: Rally de Barretos (SP) – 2 etapas (válidas também pelo Paulista)
  • Abril: RN 1500 (RN) – 4 etapas
  • Junho: Sertões Experience (GO) – 3 etapas (a confirmar)
  • Setembro: Rally da Independência (PR ou MG) – 2 etapas
  • Outubro: Rally dos Bandeirantes (SP) – 3 etapas (válidas também pelo Paulista)
  • Dezembro: Rally dos Amigos (SP) – 1 etapa

    O maior rali monomarca do Brasil também promete uma temporada forte e muito competitiva. A Mitsubishi Cup terá sete etapas entre abril e novembro, passando pelos estados de São Paulo (4 etapas), Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

    A grande novidade da montadora japonesa é a estréia da categoria Triton, um carro totalmente novo e que vai ser a estrela do campeonato. Diferentemente das outras categorias, na Triton os carros não são de propriedade dos pilotos. A montadora vai locar os carros a cada etapa, num pacote que inclui apoio mecânico, transporte e a garantia mecânica de vários componentes.

    Com isso todos correm em condições de igualdade, os treinos serão permitidos apenas nas sextas na véspera da prova. As disputas devem ser muito acirradas.

    A temporada promete.

    Este texto foi escrito por: Deco Muniz

    Last modified: fevereiro 16, 2009

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