Carlos Souza troca Touareg por Lancer (foto: Divulgação)
O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (como nossos patrícios chamam o rali Cross-country por lá) começa neste fim de semana com o Rali Ervideira TT, entre os dias 20 e 21 de Fevereiro.
Uma das provas mais tradicionais de Portugal (está em sua 21ª edição), terá um total de 297 quilômetros de especiais, repetindo boa parte do percurso utilizado no ano passado, num trajeto que agradou muito aos pilotos por ser bastante técnico e bem rápido.
Na sexta-feira o público luso já pode ver de perto as máquinas, com a realização de uma super especial de cinco quilômetros (nos mesmos moldes dos super-primes que realizamos por aqui) e, no sábado pela manhã, terá início a primeira especial de 146 quilômetros.
Num formato muito compacto e de fácil acesso ao público, a prova tem entre as especiais uma Zona de Assistência situada no Parque de Exposições de Ervideira. Após este neutralizado os veículos largarão para o segundo trecho cronometrado exatamente o mesmo trajeto da primeira especial, completando assim os 297 km da prova.
A chegada dos primeiros concorrentes está prevista para as 14h de sábado, com os resultados finais programados para às 18h.
Campeonato Português – O campeonato português é hoje senão o principal, um dos mais fortes da Europa e deve mais uma vez trazer emoções até sua última prova. Este ano serão 8 etapas, sendo duas delas válidas por campeonatos mundiais da FIA:
Entre os favoritos destacamos os pilotos Filipe Campos, campeão da temporada 2008, que nesta temporada corre novamente com uma BMW X3, Miguel Barbosa último vice-campeão português, Pedro Grancha, Miguel Farrajota, Ricardo Leal dos Santos e Bernardo Moniz entre outros.
Destaque também para o retorno de Carlos Souza. O multicampeão português que correu as últimas temporadas a bordo de um VW Tuareg semi-oficial do Team Lagos, volta ao campeonato nacional a bordo de um dos Mitsubishi Racing Lancer que a montadora japonesa utilizou no Dakar. Leia mais no blog.
A disputa promete ser forte também entre as marcas, com a presença dos carros da Nissan (pick-up Navarra), que andaram muito bem no último Dakar, os BMW X-3 e X-5 existentes em solo português e os vários protótipos existentes por lá: Depieres, Dessoude, Renault Megane entre outros, e a provável participação do modelo McRae Enduro. Destaque também ao Desafio Mazda, uma subcategoria específica da montadora, que estará presente em todas as etapas do campeonato.
Este texto foi escrito por: Deco Muniz
Last modified: fevereiro 18, 2009