Foto: Pixabay

Coluna do Deco: um bom início para o Brasileiro de Cross Country

Redação Webventure/ Offroad

Muita lombada e lama marcaram a prova (foto: Divulgação)
Muita lombada e lama marcaram a prova (foto: Divulgação)

O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country começou muito bem a temporada 2009. O III Rally de Barretos contou com um ótimo grid de 40 veículos, sendo 4 caminhões, 15 protótipos-T1, 8 production-T2 e 13 Superproduction.

A prova foi um verdadeiro cross country, trajeto difícil, muita lombada e principalmente muita lama foram os temperos principais de prova, que exigiu muito da pilotagem e da navegação. Como sempre numa abertura de campeonato, o que se viu foi um índice de quebras muito alto, principalmente no primeiro dia de disputa.

Muita dupla boa e favorita ao pódio, ficou pelo caminho, isso se deve aos poucos treinos e a falta de ritmo de corrida. Entre o final da temporada passada e o início desta, os carros são desmontados e praticamente refeitos, consequentemente a pouca quilometragem e falta de testes mais rigorosos, acabam por ocasionar quebras de componentes menos significativos, fato minimizado ao longo da temporada. O rally cross country é feito de detalhes e estas quebras comprometeram a participação de várias duplas.

Mas acredito que o ponto mais positivo do final de semana foi a comprovação de que a unificação dos regulamentos e das etapas dos Campeonatos Brasileiro e Paulista foi uma decisão acertada, reflexo direto que pode ser observado no grid e nas boas disputas em todas as categorias da prova.

Novidades – O novo formato com cada dia de disputa valendo como uma etapa do campeonato incentiva ainda mais a volta dos competidores quebrados ao dia seguinte da competição e desta forma o grid permanece cheio até o final do rally. Pelo que se viu em Barretos, devemos ter o grid cheio em todas as provas e já temos uma expectativa de mais de 30 carros para o RN 1500, próxima etapa do campeonato.

Outra tendência importante a se observar é a presença de competidores de vários estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, Alagoas, Pará, entre outros. Finalmente o campeonato volta a ser brasileiro de verdade.

Parabéns aos campeões de cada categoria: Guido Salvini / Fernando Ventania / Weidner Moreira da Salvini Racing nos Caminhões, Jean Azevedo e Youssef Haddad da equipe Petrobras Lubrax na Protótipos-T1, Marcelo Carqueijo e Roberlena Moraes da Fusão Brasil Rally Team na Production-T2, Reinaldo Varela e Marcão Macedo da Rally Brasil na Superproduction. E parabéns ao Fernandinho Bentivoglio e todo staff da Pró Esporte Brasil, promotores e realizadores da prova.

O Rally Cross-country, pilotos e navegadores e todo mundo que gosta do esporte agradece. A temporada vai ser eletrizante.

Este texto foi escrito por: Deco Muniz

Last modified: março 18, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure