Dimas é um dos ídolos do off-road nacional (foto: Jeca Jóia)
Se tem uma coisa difícil na vida, esta é tornar-se um ídolo no off-road nacional. A primeira dificuldade, e a maior de todas, vem da falta de divulgação que o esporte tem, perante a grande mídia nacional.
Os programas de esporte, espalhados pelas tv´s do Brasil inteiro, parecem nunca esgotar o assunto sobre futebol. É futebol o dia inteiro, e não sobra quase nenhum espaço para os esportes especializados, onde se inclui o motociclismo off-road. Sinceramente, eu até gostava de futebol quando criança, porém, fiquei tão p… da vida com essa situação, que passei a torcer somente pelo Motociclismo.
Bom, se a divulgação é tão pouca, fica ainda mais difícil se tornar um ídolo. O mérito para o surgimento dos astros off-road se deve exclusivamente aos veículos especializados, como o Show Radical, por exemplo, que divulga constantemente os nomes dos melhores colocados nas competições.
Mas, para ser divulgado, além de ser bom piloto, e vencer provas, é importante ter um bom equipamento, principalmente, uma boa moto.
E novamente surgem as dificuldades pois, geralmente, quem pode mais consegue mais. Quem tem a oportunidade de começar nas competições já com motos importadas, tem maior probabilidade de conseguir melhores resultados. Mas a grande maioria tem que começar com velhas DT´s, Agrales, e outras motos de fabricação nacional, que possuem suspensões e motores inferiores ao das motos importadas de competição.
Muita luta e dedicação – É até comum vermos um piloto de alta técnica e velocidade, conseguir se despontar com motos nacionais, e somente após muita luta e patrocínios, conseguir comprar e competir com uma importada, mas não é a maioria dos casos.
Bom, passado mais este obstáculo, o candidato a ídolo precisa de um item que não pode ser copiado, criado, ou imitado: carisma. O ídolo, acima de tudo, é uma pessoa carismática, atenciosa com seus fãs, ciente do seu papel de referência no esporte.
No nosso motociclismo, um dos mais reconhecidos ídolos é Dimas Mattos, um apaixonado participante dos ralis pelo Brasil e pelo mundo. Sua paixão sempre foi além de simplesmente montar sobre a moto e acelerar. Este é um ídolo particular meu, por todo o amor que ele sempre dedicou ao esporte que tanto gostamos!
E assim, ao mesmo tempo que parabenizo Dimas Mattos, fico na expectativa de conhecermos novos ídolos do nosso esporte, que para mim valem muito mais que 1000 Ronaldinhos, Romários, Zicos, etc…
Viva quem ama o esporte, e até a próxima!!!
Este texto foi escrito por: Jeca Jóia