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Coluna do Jeca Jóia: Tem corda aí?

Redação Webventure/ Offroad

Nunca se sabe quando precisará de ajuda (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Nunca se sabe quando precisará de ajuda (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Para você que está iniciando no esporte, irei passar aqui no Webventure algumas dicas de procedimentos básicos, visando aumentar a sua segurança, dos seus colegas, e de todos os que estarão ao seu redor, na sua próxima aventura.

Para começar, é importante definir que o motociclismo off-road é sim considerado um esporte radical, pois envolve vários elementos que, combinados, podem inclusive serem fatais. Por isso, fique ligado!

Dica 1 – Nunca vá sozinho
Se você é iniciante no esporte, não pense na possibilidade de ir sozinho dar um “role” nas trilhas. Por mais banal que possa parecer, este é um conselho seríssimo. É comum os novatos nas trilhas, após uns dois ou três meses praticando o esporte, resolverem experimentar um “vôo solo”. Porém, vários fatores podem transformar um simples passeio em um pesadelo. Vamos citar alguns deles:

  • Problemas mecânicos: invariavelmente eles seguem a lei de Gérson, e pode ter quase certeza que, se você estiver sozinho no meio da trilha, a chance de sua moto estragar é maior. Não me pergunte por que isso acontece, pois o mais importante é que, dependendo do local onde estragar, você fica sujeito a diversos fatores, como falta de água e comida, estafa, desidratação, dentre outros, o que pode render, no mínimo, uma noite no meio do mato, e um grande desespero à sua família.
  • Chuva: Imagine você, novato, que mal sabe subir um morrinho de cinco metros de altura, pego de surpresa por uma tempestade. Quem vai te ajudar a puxar a moto? A não ser que você seja sobrinho do Popeye, e tenha uma lata de espinafre nas mãos, só haverá uma solução. Abandonar a moto e andar muito até encontrar socorro. Os riscos são os mesmos do item anterior.
  • Acidente: Andando sozinho, você perde o referencial e, de repente, pode baixar um espírito de Campeão Mundial de Motocross, em algum momento e, quando você resolver frear, já pode ter despencado morro abaixo, ou mesmo sofrido outro tipo de acidente sozinho. E aí? Quem vai chamar socorro por você? Deus é maravilhoso, e ajuda a todos, mas você tem que fazer o mínimo pela sua segurança.

    Não basta chamar um amigo também novato como você, pois em certas ocasiões, dois novatos são piores do que apenas um. Siga sempre treieiros mais experientes, pois eles já passaram por diversas situações que você ainda desconhece. Além do mais, andando com diversas pessoas, você faz mais amizades, e além de ser ajudado, terá a oportunidade de ajudar aos que enfrentam as adversidades das trilhas.

    Quando eu me iniciei no esporte, questionava a necessidade de utilizar as joelheiras. Até que um amigo meu me disse: “Se Jeremy McGrath, campeão de Supercross, utiliza todos os equipamentos de proteção, porque você, que é iniciante, não vai utilizar?” Este argumento foi mais do que suficiente. Eu não conhecia a fundo a carreira de McGrath, porém, podia imaginar que ele treinava muito mais do que eu, e certamente sabia andar de moto bem melhor, e por isso mesmo não dispensava a proteção.

    Infelizmente, pelos valores, montar um equipamento completo de trilha não é fácil, porém, hoje em dia a maioria das lojas facilita bastante o pagamento. Além do mais, siga o meu conselho para montar seu equipamento de forma mais barata:

  • Gaste a maior parte do seu primeiro investimento comprando uma excelente bota e um ótimo capacete. Eles são os mais exigidos na trilha, e irão garantir a maior parte da sua integridade física. Se, após a compra destes dois itens, sobrou pouco dinheiro, adquira os demais itens de uma linha mais barata, mas adquira todos, pois pode ter certeza, irá utilizá-los.

  • Após uns meses de trilha, você verá que os equipamentos de segunda linha já estarão bem gastos, até mesmo porque você caiu muito neste período. Porém sua bota e capacete, itens mais caros, estarão em excelente estado. Será o momento de você começar a trocar alguns equipamentos. Vá trocando de acordo com a necessidade, e quando sobrar mais um $$, adquira um brace (protetor de joelho). Hoje em dia, com as motos mais potentes, os joelhos estão sendo cada vez mais sacrificados.

    Este texto foi escrito por: Jeca Jóia

    Last modified: abril 16, 2008

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