Nunca se sabe quando precisará de ajuda (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Para você que está iniciando no esporte, irei passar aqui no Webventure algumas dicas de procedimentos básicos, visando aumentar a sua segurança, dos seus colegas, e de todos os que estarão ao seu redor, na sua próxima aventura.
Para começar, é importante definir que o motociclismo off-road é sim considerado um esporte radical, pois envolve vários elementos que, combinados, podem inclusive serem fatais. Por isso, fique ligado!
Dica 1 – Nunca vá sozinho
Se você é iniciante no esporte, não pense na possibilidade de ir sozinho dar um role nas trilhas. Por mais banal que possa parecer, este é um conselho seríssimo. É comum os novatos nas trilhas, após uns dois ou três meses praticando o esporte, resolverem experimentar um vôo solo. Porém, vários fatores podem transformar um simples passeio em um pesadelo. Vamos citar alguns deles:
Não basta chamar um amigo também novato como você, pois em certas ocasiões, dois novatos são piores do que apenas um. Siga sempre treieiros mais experientes, pois eles já passaram por diversas situações que você ainda desconhece. Além do mais, andando com diversas pessoas, você faz mais amizades, e além de ser ajudado, terá a oportunidade de ajudar aos que enfrentam as adversidades das trilhas.
Quando eu me iniciei no esporte, questionava a necessidade de utilizar as joelheiras. Até que um amigo meu me disse: Se Jeremy McGrath, campeão de Supercross, utiliza todos os equipamentos de proteção, porque você, que é iniciante, não vai utilizar? Este argumento foi mais do que suficiente. Eu não conhecia a fundo a carreira de McGrath, porém, podia imaginar que ele treinava muito mais do que eu, e certamente sabia andar de moto bem melhor, e por isso mesmo não dispensava a proteção.
Infelizmente, pelos valores, montar um equipamento completo de trilha não é fácil, porém, hoje em dia a maioria das lojas facilita bastante o pagamento. Além do mais, siga o meu conselho para montar seu equipamento de forma mais barata:
Este texto foi escrito por: Jeca Jóia