Tucano iniciou na modalidade em 2003 (foto: Douglass Fagundes/ www.webventure.com.br)
Hoje vou estrear minha coluna sobre os Bastidores do rali no Brasil. Falaremos da Copa Peugeot, CBR, Rally dos Sertões, Paulista de Velocidade e outros… Vou aproveitar a minha estréia e contar um pouco da minha vida no rali.
Comecei em 2003 a convite do Bacana, um amigo que fiz quando eu corria nos Enduros FIM de motos, para ajudar no Campeonato Paulista de Motocross Amador como bandeirinha de pista. Sim, até isso já fiz! Mas confesso que sempre foi muito legal, fazer e encontrar amigos com o propósito de fazer as coisas bem feitas mesmo não ganhando nada para isto. Neste ano fizemos o Campeonato Paulista de Motocross Amador, CNCC Circuito Nacional de Cross-country e uma etapa do Brasileiro de Rally Cross-country no Shopping Serra Azul.
Fui participando de uns ralis mais pela alegria de encontrar os amigos e ver de perto do que por qualquer outra coisa. Em 2008, fui convidado a ajudar na Copa Peugeot em Indaiatuba, pois já tinha feito uma largada em Campinas em 2007. Aceitei na hora, mesmo com o desafio de encontrar 15 pessoas pra trabalhar.
Envolvimento – No fim da etapa, já tinha fechado com o Ulisses de ir pra Goiânia fazer a largada na segunda etapa. Ou seja, o vírus me acertou em cheio! Fizemos algumas etapas da Peugeot, CBR até que surgiu a possibilidade de ir pro Sertões. Aquela enorme competição que eu sonhava desde o início das minhas participações no rali.
Eu nem acreditava. Um sonho estava próximo de se tornar realidade! A ansiedade era muito grande, pois no trabalho tínhamos a programação para realizar uma grande atividade. Conversando e acertando as coisas, consegui 15 dias de buraco nas minhas tarefas. Pedi férias e a minha ida ao Sertões estava garantida. Contarei detalhes da minha ida ao Sertões 2008 numa próxima oportunidade com mais detalhes…
2008 foi um ano bem corrido, pois fiz muitas provas, conheci muitas pessoas e fiz grandes amigos. Estar no rali pra mim é muito bom, mas correr um é melhor ainda. Quando consegui um banco pra navegar no Paulista de velocidade, nem acreditei. Mais um sonho se tornando realidade.
Vou tentar escrever com alguma freqüência, pois este mês de agosto está sendo bem cheio.
Este texto foi escrito por: Raphael Tucano
Last modified: setembro 7, 2009