Foto: Pixabay

COLUNA: Faça apneia em Bonaire com Karol Meyer

Redação Webventure/ Mergulho

Nas palavras de Karol  escada para o paraíso (foto: Divulgação atleta)
Nas palavras de Karol escada para o paraíso (foto: Divulgação atleta)

Desde criança sou apaixonada pelo fundo do mar. Ainda pequena, eu “mergulhava” nos livros de segredos do fundo do mar e nos filmes de Jacques Cousteau. Meus cadernos da escola possuíam desenhos de peixes e um tinha uma imagem de uma mergulhadora, mostrando o que eu gostaria de fazer: observar a vida marinha. Desenvolvi a habilidade de mergulhar em apneia justamente por que passei a imaginar o que eu poderia ver embaixo d’água.

Por isso, as viagens de mergulho são essenciais para mim. Conhecer novas águas, mundos subaquáticos e seres são o meu principal objetivo com elas. Tenho uma grande atração pela família dos serranídeos (meros, garoupas e badejos), pelos bodiões, tartarugas de couro, polvos, arraias, baleias, golfinhos, tubarões… tudo é emocionante.

Nesta rota de vida e de aventuras, a ilha de Bonaire, no Caribe, é sem dúvida um dos pontos a se visitar. Localizada a 60 quilômetros ao norte da Venezuela, o local tem um cenário ideal para mergulho nos 365 dias do ano, e está fora do alcance dos furacões, possuindo tempo seco e mares calmos o ano inteiro.

O fundo do mar é extremamente rico e as águas, sempre cristalinas, oferecem uma visibilidade que pode chegar a mais de 50 metros. Isto favoreceu o desenvolvimento de uma sofisticada estrutura hoteleira na região, que dá uma atenção especial ao turismo subaquático. E como os pontos de mergulho são próximos da costa, as pessoas pegam seus cilindros e entram no mar a qualquer momento do dia ou da noite.

Aventura caribenha
Conheço a ilha desde 1999. Em 2009 fui de novo, mas já com os meus títulos mundiais de mergulho e como instrutora renomada, levando definitivamente a apneia para a região com o Projeto Freediving Bonaire o mergulho livre de forma estruturada, com regras de segurança e ensino.

O evento contempla treinos, tentativas de recordes, cursos, palestras e workshops. São muitos dias de mergulho, como o apoio do resort Buddy Dive, do Parque Marinho de Bonaire e da Secretaria de Turismo. A agência Adventuretravel têm pacotes especiais, em parceria com a Avianca e a Insel Air.

Para você entender o clima, o lema no Buddy Dive é “comer, dormir e mergulhar”. Perfeito, não? São 63 pontos de mergulho, prontos para você explorar de barco ou simplesmente pegando um carro e percorrendo a ilha atrás desses lugares.

Outra atração, sem dúvida, é alcançar as altas profundidades. Não tenho palavras para explicar quando toquei os 100 metros em Bonaire, em 2009. Uma experiência única! É possível também curtir os Freediving Adventures, que são saídas não para desafiar os limites, mas para passear e aproveitar ao máximo o mundo subaquático.

Gostou? Para participar da próxima viagem mande um e-mail para news@karolmeyer.com.

Este texto foi escrito por: Karol Meyer

Last modified: julho 5, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure