Evento para entrar para história (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Durante muitos anos me perguntei como seria a canoagem em alguns dos estados brasileiros mais afastados do Sudeste, como Pará, Amazonas e Tocantins por onde sei que existem muitos atletas e recursos hídricos. Nos últimos anos tenho recebido as respostas para esses questionamentos e encontrado uma canoagem forte, organizada e muito bem estruturada, gerenciada por pessoas que querem ver o esporte crescer e tornar-se uma potência e uma referência na suas cidades e estados.
Este é o caso de Tocantins, mais especificamente Palmas, onde participei de um dos melhores eventos realizados no Brasil, a 9ª Maratona de Canoagem de Palmas, um evento que fez parte das comemorações do 7° Aniversário da formação do Lago de Palmas e do 10° Aniversário de fundação da Federação Tocantinense de Canoagem. Afirmo isso com a autoridade de quem já rodou o país e o mundo participando de competições de canoagem.
Fiquei impressionado com a organização do evento e a fantástica estrutura montada para receber os atletas. As instalações montadas eram delimitadas com seguranças e um lindo e grande pórtico de entrada onde estava pendurado um caiaque duplo. Barracas com aspersores de água, frutas variadas à vontade, água, local para os atletas com vestiário, banheiros, uma grande barraca com cadeiras e mesas, um palco coberto para shows e entrega de premiações, barracas onde estavam instaladas alguns parceiros do evento com massagistas, brindes e recreadores para as crianças, um evento a nível mundial, muito bem organizado e montado nas areias da Praia da Graciosa com o patrocínio da Investco, empresa responsável pela geração de energia e manutenção das margens e do lago, e o apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, Sesi e de parceiros locais.
Emoção – Para mim, o ápice do evento aconteceu bem antes do início das disputas da programação esportiva para os adultos. Esse momento que considero mágico, se deu quando cheguei às 9h no local do evento e encontrei mais de 120 alunos do Projeto Remando no Lago, que conta com o patrocínio da Investco e o apoio da Prefeitura Municipal de Palmas para ensinar a canoagem a 450 crianças de 8 a 18 anos de idade da rede pública de ensino.
Sob o comando de seus responsáveis Ton Fernandes e Sargento Fiel, as crianças aguardavam ansiosas para me conhecer. Fui recebido com muito carinho, ministrei uma palestra com o tema Superação de obstáculos e dos desafios que a vida nos proporciona tanto no esporte quanto fora dele.
Após tirar as dúvidas deles fui conferir o grande potencial que tem em uma competição realizada em duplas na distância de 300 metros. Fiquei impressionado com o desempenho da garotada que além de remar com uma excelente técnica, o fizeram com muita força de vontade e muita raça. Após as provas que definiram os vencedores pude ter o prazer de entregar as medalhas em companhia da Sra. Fernanda, diretora da Investco que patrocina o projeto.
Para encerrar o evento distribui fotos autografadas para cada um deles. Esse foi um momento muito especial para mim, pude ver bem de perto cada rostinho, conversar e brincar com alguns deles, tirar fotos e sentir o carinho desses meninos e meninas que são o futuro do Brasil como atletas e como cidadãos.
Foi um momento muito especial de alegria para eles e principalmente para mim, com certeza ficou marcado na minha memória pelo carinho e pela simplicidade na demonstração de afeto. Sou grato a todos os organizadores por terem me proporcionado tamanha alegria, muito obrigado!
Mas minhas surpresas ainda não tinham acabado elas aumentaram quando entrei nas águas do Lago de Palmas. Completamente cristalina e povoada por peixes de várias espécies de uma beleza rara proporcionada pela natureza em harmonia com o toque da engenharia moderna. Pude contemplar toda a infra-estrutura montada para as competições principais de dentro do lago. Foi uma visão fantástica.
O evento se iniciou às 14h30 com a largada da prova de Enduro a Pé. As 30 equipes participantes compostas por funcionários de empresas e órgãos públicos competiram em um percurso às margens do lago com obstáculos naturais, riachos, montanhas e muito calor. Venceu a equipe que foi mais precisa em relação à velocidade média Ideal e que perdeu menos pontos após a apuração dos tempos de passagem pelos pontos de controle posicionados ao longo do caminho.
Em seguida foi dada a largada da 9ª Maratona de Canoagem de Palmas, com a participação de mais de 120 atletas de Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Pará disputando nas categorias K1 Olímpico, K1 Escola, Duplo masculino e Open feminino.
Com 15 quilômetros de distância percorridos em uma raia triangular de 05 quilômetros, os atletas passavam pela frente da praia três vezes recebendo o carinho e os aplausos do grande público presente ao evento. A meta foi na areia, onde o atleta carregava correndo o seu caiaque até a passagem do pórtico de chegada.
Mais uma prova – Durante a realização das competições de canoagem, foi dada a largada para a prova da 2ª Copa Centro-Oeste de Triathlon, com a presença de mais de oitenta atletas de renome nacional, entre eles a triatheta Mariana Ohata. Foram percorridas durante a prova 1,5 quilômetros de natação, 40 de bicicleta e 10 quilômetros de corrida podendo ser feita por um atleta apenas ou no sistema de revezamento.
O final de evento foi marcado por uma confraternização entre todos os participantes das competições, com show de música, entrega das premiações e um coquetel para todos os participantes. Sem dúvida alguma foi um campeonato para entrar para a história.
Este texto foi escrito por: Sebastián Cuattrin
Last modified: outubro 9, 2008