Cyril Despres é o atual campeão do Rally Dakar (foto: Marcelo Maragni)
A maior e mais desafiadora competição off-road do mundo começa hoje em Buenos Aires, capital da Argentina. Enquanto milhares de pessoas em todas as partes do mundo ainda comemoram o Ano Novo, pilotos, equipes e organização já estão a postos para o início da disputa, que passará também pelo Chile.
- Veja o roteiro completo da prova
- Conheça os brasileiros que estão na disputa
- Assista ao Boletim Dakar
Desde 2009, após as ameaças terroristas no continente africano, a prova foi transferida para a América do Sul, e não perdeu seu charme e popularidade, como muitos afirmaram. Os trechos escolhidos para as disputas mantém o mesmo nível de dificuldade para os competidores, característicos do Rally Dakar.
Realmente estou impressionado com a quantidade de gente que movimenta a competição”, comentou o estreante brasileiro Marlon Koerich, que pilota o carro da equipe Petrobras.
O Obelisco, cartão postal da cidade, será palco da largada promocional, onde todos os competidores passam pelo pórtico e são apresentados ao público. De lá, seguem para a cidade de Victoria, a 377 quilômetros de Buenos Aires onde, no domingo (2), iniciam a grande jornada pelos dois países.
“A organização promete um Dakar com mais trechos de deserto, mais dunas e mais difícil. Outra significante diferença é que teremos um dia a menos de prova com 600 km a mais em relação ao ano anterior. Isso significa dias mais longos, especiais mais demoradas e mais exigência para máquinas, pilotos e navegadores”, comenta o piloto Guilherme Spinelli.
Concorrência – As disputas em todas as categorias serão muito acirradas. “Eu sei como eles são bons e eu sei o quão bom eu sou. Eu sou campeão do mundo na categoria”, disse o piloto de moto David Casteu. Já o chileno Francisco Chaleco Lopez, afirma que “há agora uma enorme expectativa para mim.” Eles terão como fortes concorrentes o atual campeão Cyril Despres e Marc Coma, que venceu o Rally dos Sertões.
Nos quadriciclos, os olhos se voltam para os irmãos argentinos Marcos e Alejandro Patronelli, que fizeram dobradinha no pódio em 2010. Mas o tcheco Josef Machacek, que venceu cinco vezes nos últimos 10 anos, não vai deixar a disputa assim tão fácil.
Nos carros, a sensação é o Mini All4 Racing da equipe BMW X-Raid, que será pilotado pelo francês Guerlain Chicherit. Mas, além dele, o atual campeão Carlos Sainz e Stephane Peterhansel, nove vezes campeão do Dakar, prometem uma grande briga pela liderança. “Eu quero segurar meu título”, adiantou Sainz. Em segundo lugar no ano passado, Nasser Al-Attiyah também está na disputa: “estou ficando cada vez mais confiante. Eu realmente preciso vencer este rali”, afirma. No total, 140 carros largarão para a disputa.
Nos caminhões, o russo Vladimir Chagin quer defender o título, mas terá os fortes concorrentes Gerard De Rooy e Ales Loprais.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure