Helena no cume do McKinley no Alasca em 1998. (foto: Arquivo pessoal)
A alpinista carioca e colunista Webventure, Helena Artmann, vai retomar o projeto “Os Sete Cumes do Mundo” com a tentativa de escalar o Carstensz, na Papua Nova Guiné, o ponto mais alto da Oceania. Neste projeto, o objetivo é alcançar os pontos mais altos dos sete continentes. Helena já escalou o Kilimanjaro (5.895m, na África); Elbrus (5.642m, Europa); McKinley (6.194m, América do Norte) e o Aconcágua (6.962m, América do Sul). Todos em 1998.
A Pirâmide Carstensz possui 4.884 metros. A escalada é descrita por Helena como “uma longa escalada em rocha, com mais de 700 metros de parede. O crux da via, ou seja, a parte mais difícil, está localizado a 4.600m e consiste em um quinto grau (dificuldade mediana para um escalador de rocha)”. Para a alpinista, talvez o mais difícil seja mesmo escalar com frio e na altitude, além das dificuldades políticas e as guerrilhas que cercam o país.
A viagem começa por volta do dia 12 de fevereiro e deve terminar na primeira semana de março. A brasileira terá como companheiro de escalada o italiano Alberto Magliano. “Ele acaba de voltar da Antártica, onde subiu o Vinson (4.892m), montanha que ainda falta no meu projeto. No ano passado, ele subiu o Everest, a montanha mais alta da Ásia e do mundo”, lista Helena. “Alberto me convidou para participar desta expedição e estará me ´patrocinando´. Será nossa quinta montanha no projeto ´Sete Cumes´, que cada um tem tocado separadamente.”
Primeira brasileira – O único brasileiro que teria escalado o Carstensz seria o paranaense Waldemar Niclevicz, em 1997. Com essa escalada, ele também teria se tornado o único alpinista do país a completar o projeto ´Sete Cumes´.
“Que eu saiba serei a primeira brasileira escalando no Carstensz… E não existe outra mulher brasileira fazendo os Sete Cumes. E nenhuma sul-americana conseguiu completar o projeto até hoje”, destaca Helena.
Helena Artmann, que divide o tempo entre o alpinismo e o jornalismo, já escalou quatro dos Sete Cumes do mundo. Ao concluir a ascensão do Carstensz, faltarão em sua lista o Vinson (4.892m), ponto culminante da Antártica, e um dos maiores desafios para um escalador de alta montanha: o Everest (8.848m), maior montanha do mundo, entre o Nepal e o Tibet, e o único dos Sete Cumes com mais de oito mil metros de altura.
“Eu gostaria de ir para um oito mil ainda este ano, como treinamento para o Everest, e no fim do ano ir para o Vinson”, planeja Helena. A idéia dela é fazer a tentativa de escalada do Everest em 2004. “Mas tudo vai depender de patrocínio”, avisa. Para mais informações sobre o projeto “Sete Cumes”, visite o site oficial www.helenaartmann.com.br
Clique aqui para ler as colunas de Helena Artmann
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 3, 2003