Foto: Pixabay

Com costela quebrada, polonês faz parada em Fortaleza na Velux 5 Oceans

Redação Webventure/ Vela

Gutek deve permanecer por alguns dias na capital cearense (foto: Ainhoa Sanchez/ w-w-i.com)
Gutek deve permanecer por alguns dias na capital cearense (foto: Ainhoa Sanchez/ w-w-i.com)

A maré não está boa mesmo para o polonês Zbigniew Gutkowski na quarta perna da Velux 5 Oceans, a regata solitária de volta ao mundo. Gutek, como é chamado, chegou a Fortaleza (CE) no último domingo (10) para fazer reparos em sua embarcação, o que já praticamente significava um adeus às chances de título. Mas o estrago de algumas semanas ruins foi ainda pior, e o velejador teve diagnosticada uma costela quebrada.

A lesão foi sofrida ainda no início da quarta perna, que saiu de Punta Del Este, no Uruguai, e tem destino a Charleston, nos Estados Unidos. Gutek sofreu uma queda feia, mas mesmo assim continuou velejando, já que vinha na liderança. Além da queda, porém, ele também sofreu com diversos problemas em seu veleiro e acabou caindo para a quarta posição. Na semana passada, foi obrigado a optar pela viagem a Fortaleza.

Após 12 dias no mar desde o Uruguai, ele se encaminhou à capital cearense para fazer os reparos necessários em seu barco. A previsão do polonês era de voltar à regata nesta quarta-feira (13), mas um raio-X mudou tudo. Não só ele constatou uma costela quebrada, como uma outra levemente fraturada, que oferece riscos ao coração e aos pulmões. Diante do quadro, ele só pode decidir por aguardar até sua recuperação.

“Quando eu tusso ou faço esforço físico e movo os músculos do tronco, os ossos (das costelas afetadas) se movem e entram na carne”, explicou Gutek. A intenção do experiente velejador de 36 anos agora é voltar o quanto antes à disputa para estar em Charleston até 14 de maio, quando começa a quinta e última perna. “Nunca considerei desistir da regata. É melhor esperar do que arriscar minha vida”, argumentou o polonês.

Domínio interrompido – Entre os quatro que seguem velejando rumo a Charleston, o canadense Derek Hatfield surpreendeu no início desta semana ao interromper a hegemonia do norte-americano Brad Van Liew. Hatfield conseguiu desbancar o líder da regata pela primeira vez em uma parcial, fazendo o melhor tempo da quarta etapa da perna. Assim, o velejador se aproximou na classificação geral de Gutek, que ainda detém a vice-liderança. Já Van Liew segue disparado na ponta e é o grande favorito ao título na chegada em La Rochelle, na França.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 12, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure