Helena e Josi voltam à competição com espírito renovado (foto: Marcelo Maragni)
O Rally dos Sertões 2009 foi um verdadeiro pesadelo para Helena Deyama e Joseane Koerich. Na metade da competição, o carro das representantes femininas explodiu, acabando com o sonho de completar a 17ª edição do segundo maior rali do mundo. Esse trauma, no entanto, não impediu a dupla de recomeçar. As competidoras mais uma vez estarão presentes na prova em 2010. Desta vez, inclusive, com um espírito renovado.
Estamos em contagem regressiva para a largada, e estou muito confiante, o carro está muito bom. Apesar de já ter a experiência de 10 participações no rali, a sensação é muito diferente das anteriores. É muito bom estar de volta, afirmou Helena.
Toda a alegria e comemoração do retorno, no entanto, só foi possível graças ao apoio de outros pilotos, que em 2009 realizaram uma rifa para ajudar Deyama e Koerich a construir um novo veículo. Além disso, a dupla recebeu a doação de 20 mil dólares de Nasser Al-Attiyah, segundo colocado do Sertões passado e que este ano não estará na disputa, já que a equipe da Volkswagen resolveu que não viria ao Brasil correr no evento.
Por esse apoio, Helena e Josi resolveram homenagear todos que as ajudaram nos momentos difíceis. O príncipe Nasser Al-Attiyah contribuiu muito para estarmos de volta no Rally dos Sertões, e eu não sabia como poderia agradecer tudo que ele, e os outros competidores fizeram por mim, e pela Josi. Então, decidimos colar um adesivo em agradecimento a ele, e a toda comunidade do rali que se uniu para me ajudar, explicou Deyama.
Este texto foi escrito por: Webventure