Wallace Miranda acha que prova ficará ainda mais difícil (foto: Divulgação/ Ximiti)
A Descida das Escadas de Santos terá novidades em 2011. Já tradicional no calendário brasileiro e internacional, a prova de downhill do litoral paulista sofreu alterações no seu trajeto, que deve ser percorrido em menos tempo pelos competidores. Com isso, a tendência é que novos recordes sejam estabelecidos em todas as categorias.
Disputada sempre nas escadarias do Monte Serrat, a Descida neste ano ganhou pisos de madeira em duas curvas. Assim, os atletas passarão em velocidade maior pelos trechos, o que deve acarretar em tempos de três a cinco segundos mais rápidos. A velocidade máxima da última edição, de 55 km/h, também deve ser batida, com os competidores ultrapassando os 60 km/h.
O percurso continua tendo 417 degraus, 650 metros de extensão e 147 de desnível, mas o brasileiro Wallace Miranda acredita que as mudanças exigirão mais dos atletas. “Este ano, para se garantir entre os cinco primeiros colocados, o biker terá que pedalar muito”, comentou Wallace, bicampeão da prova em 2008 e 2009, além de ter conquistado o terceiro lugar no ano passado.
Já o eslovaco Filip Polc, campeão em 2010, ressaltou também a melhora da competição para o público. “As alterações serão boas não apenas para nós, competidores, mas também para quem assistir à competição, tanto no Monte Serrat quanto pela televisão”, disse Polc. No ano passado, ele foi o primeiro a terminar a prova em menos de um minuto, recorde que deve ser novamente superado em 2011.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 27, 2011