Muita coisa mudou na madrugada de segunda para terça. O sol que iluminava o caminho das equipes foi substituído por uma forte chuva, que não pára de cair desde as duas horas da manhã de hoje.
Na parte da tarde, oito equipes passaram pelo PC 19, na Lagoa São Bernardo. A primeira foi a dos os espanhóis da Buff, que lideram a prova desde o começo, mas acabaram se perdendo de noite na floresta. Em segundo está a equipe Oskalunga, que passou no PC19 com apenas 3 minutos de diferença para os líderes.
Em terceiro estão os suecos da Cross Sport Wear, que ganharam a posição da equipe Merrell, formada por americanos e neozelandeses, que chegaram a estar na segunda colocação, mas caíram para a quarta. A próxima equipe a passar no PC 19 foi a Tart Team.
Mais brasileiros – A equipe brasileira Atenah, que veio para o Ecomotion/Pro com dois homens e duas mulheres, foi a sexta a passar no PC, garantindo duas equipes brasileiras entre as primeiras colocações.
Devido à chuva, que castiga o terreno das serras gaúchas, as equipes devem diminuir o ritmo, o que pode atrasar a prova. As equipes que ainda estão nos trechos de mountain bike pedalam na lama. O PC 19 também é uma área de apoio, na qual as equipes entram e saem realizando trekking.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini