Off-road será carro-chefe das competições esportivas (foto: Divulgação/ Gramado Adventure)
A serra gaúcha abrigará em 2011 um evento que promete se diferenciar das tradicionais competições de esportes de aventura. Entre 2 e 10 de julho, acontecerá a Gramado Adventure, que terá um novo formato neste ano. Além de reunir provas esportivas, feiras de negócios e moda, modelo que já vinha sendo utilizado, o evento também quer atrair competidores e seus familiares para o turismo, aumentando seu público alvo.
Tem esse lado turístico do atleta, reconhece Marcos Schwan, coordenador de esportes da Gramado Adventure 2011 e experiente competidor off-road. Acaba atraindo atleta e familiares, completa ele. Schwan revela que está negociando com uma grande operadora de turismo brasileira para oferecer pacotes especiais aos competidores e seus familiares, além dos convencionais, para turistas comuns.
Mas para atrair um novo público, a organização teve antes que focar sua atuação nos esportes, principalmente nos de aventura. Tínhamos nos últimos seis anos eventos esparsos. A Gramado Adventure resolveu juntar esses eventos, explica a coordenadora Sandra Galeotti. A gente decidiu que íamos formatar o evento para entrar no calendário das federações e confederações esportivas, sempre na primeira semana de julho, diz ela.
Em 2011, a Gramado Adventure reunirá competições de oito modalidades. No off-road, carro-chefe dos esportes, serão disputadas etapas do Campeonato Brasileiro e do Gaúcho de Rali de Velocidade, assim como os certames estaduais do Rali de Regularidade 4×4 e 4×2. Para os motociclistas, haverá uma etapa do Gaúcho de Motocross. Já o mountain bike fica por conta de uma prova de cross country. Os montanhistas poderão praticar escalada, inclusive com provas de velocidade. Além disso, o skate e até o hóquei no gelo também marcarão presença no evento.
Extras – Enquanto as competições esportivas devem reunir até 1,2 mil atletas, outros atrativos da Gramado Adventure prometem trazer muito mais pessoas. É uma semana multiesportiva que insere três dias de feiras de negócios nela, define Sandra, se referindo à Adventure Fair (feira de fabricantes de produtos esportivos) e à Adventure Fashion (desfile de moda e acessórios esportivos), ambas realizadas nos três pavilhões da ExpoGramado, com mais de 18.600 m² de área útil, no centro da cidade. Soma-se a isso ainda uma apresentação de balé no gelo como bônus.
No ramo dos esportes de aventura, os competidores, seus familiares e qualquer turista que comparecer à região poderão utilizar os serviços com qualidade garantida da serra gaúcha, que oferece atividades como rafting, arvorismo, canoagem, rapel, tirolesa e passeios de quadriciclo. Já são dez operadoras da região certificadas pelo Aventura Segura, programa de qualificação destas atividades promovido pelo Ministério do Turismo.
Aproveitando a semana voltada para a prática aventureira, o evento ainda terá o lançamento da Rede Integrada de Turismo de Aventura (Rita), que pretende unir agentes e operadoras deste tipo de turismo de todo o Brasil. Cada polo turístico vai ajudar outro polo, criando uma rede de boa vontade, adianta Sandra, reforçando, porém, que o projeto está em gestação.
Confira mais informações sobre o evento em www.gramadoadventurefair.com.br.
Este texto foi escrito por: Rafael Bragança