Com susto, é mais gostoso. Esta frase pode virar um lema da equipe Arame Farpado, que levou o título do Circuito Paulista de trekking mesmo tendo terminado a final de sábado (26/06) em penúltimo lugar. A má atuação da equipe franca favorita do campeonato fez com que os seus integrantes pensassem que tudo estava perdido. “Só ficamos aliviados no penúltimo PC (posto de controle), quando soubemos que as maiores
adversárias, Referência e Sherpas, também tinham ido mal”, conta David Alves Lindo, da Arame. O time vem ganhando tudo nos últimos dois anos e pela primeira vez levanta o troféu no Circuito, criado em 98.
David abriu os segredos da melhor equipe do Brasil para a Webventure. Além dele, a Arame tem Luis Wanderledy Furlan, Humberto Carrero Neto, Augusto Cesar Castralli e David Alves Lindo. Veja também os resultados da prova – nos trekkers, o título foi para a favorita Namastê.
Webventure – O titulo teve menos graça por causa do mau resultado?
David – Não, na verdade foi muito bom porque achamos que a gente ia perder. Mas ainda assim é o começo de uma trajetória, um campeonato de um semestre. Temos muito mais coisas pela frente para alcançar o objetivo de manter o primeiro lugar no ranking da Liga Nacional de Enduro a Pé.
Webventure – Qual é o segredo de ganhar tudo?
David – Existem dois fatores principais. Primeiro é que temos um excelente trabalho na parte de navegação. No trekking, o desafio físico não é tão grande, o que conta mais é essa parte de cálculo. E a minha experiência e a do (Wanderley) Furlan com enduro de moto, ajuda muito a navegar. O outro aspecto é o nosso contador de passos, o Renato (Bobra). Ele desenvolveu uma técnica toda especial para estimar as distâncias e isso é fundamental. Até passamos todas essas inovações a outras equipes, para que o trekking cresça ainda mais.
Webventure – O que falta para tornar os campeonatos de trekking melhores?
David – Falta divulgação, principalmente em rádios e faculdades. Quando isso acontecia, em 89, tivemos um auge de 120 equipes participando das provas. Dá saudade.
5ª etapa do Circuito Paulista de trekking (final) – resultados
Graduados
1) Caravana – 156 pontos perdidos
2) Bora Perdidos – 186
3) Cumé Quifica – 334
4) PC Bozo – 438
5) Guido Power – 444
6) Referência – 547
7) Sherpas – 614
8) Indiana Trekking – 724
9) Peterê – 951
10) Lesma Lerda – 1.048
11) Arame Farpado – 2.785
Trekkers
1) Namastê – 271
2) Constellation Adv. Team B – 295
3) Constellation Adv. Team A – 377
4) Os Piratas – 476
5) O Tao da Trilha – 479
Classificação final>
Graduados
1) Arame Farpado – 69 pontos
2) Caravana – 64
3) Sherpas – 62
4) Referência – 60
5) Indiana Trekking – 56
” PC Bozo – 56
Trekkers
1) Namastê – 94 pontos
2) Constellation Adv. Team B – 75
3) Cecalanto – 74
4) O Tao da Trilha – 74
5) Grullus e Trilhas – 57
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira