Webventure

Coma leva punição e Jean Azevedo vence 1ª especial


Fabricio Bianchini levanta vôo. (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)

A primeira especial do Rally dos Sertões não poderia ter sido melhor para o paulista Jean Azevedo. Neste domingo, na abertura do rali, ele viu o espanhol Marc Coma, seu maior concorrente, receber punição de 1h05min42 e ainda terminou como o mais rápido do dia, no trecho entre Goiânia e Aruanã.

Marc Coma chegou a comemorar a vitória, mas foi penalizado por não respeitar os limites de velocidade impostos pela organização e caiu para a 29ª colocação, na classificação geral, com o tempo acumulado de 2h10min54. Já Jean Azevedo cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h05min56.

Logo atrás do piloto da Petrobras/Lubrax ficaram Fabrício Marchesi (a 1min07), José Hélio (a 5min50) e Flávio de Carvalho (a 6min44), na segunda, terceira e quarta posições, respectivamente. Tiago Fatonzzi foi o quinto, Sylvio Barros Neto o sexto, Dimas Mattos o sétimo e Ludovic Boinnard o oitavo.

Além das dificuldades do percurso, o spy, equipamento integrado ao GPS, que fiscaliza e pune os pilotos que ultrapassarem os 150km/h, teve importância fundamental para os resultados. Dos 67 pilotos que completaram a etapa, 56 foram punidos. As penas variaram entre seis segundos e até três horas.

O chileno Carlo de Gavardo, outro bastante cotado para ficar com o título, esteve entre os punidos. Levou 1h03min54 de penalização e ficou com o tempo total de 2h10min59, na 30ª colocação. Já Juca Bala levou duas horas de pena e finalizou em 48º.

Um dos melhores momentos do dia foi a disputa entre Tiago Fantozzi e José Hélio, ambos campeões do Rally dos Sertões. No km 203, José Hélio conseguiu levar a melhor e ultrapassou Fantozzi. Ainda assim, ele reclamou muito que Tiago não abria passagem.

Animado – Jean Azevedo comemorou os primeiros 500 quilômetros cumpridos, levando em conta também os deslocamentos. “Foi uma etapa muito rápida e pela primeira vez andamos com o regulamento para controlar a velocidade”, disse. “Mas isso para moto é bem complicado, pois temos que ter atenção e cautela”.

Quinto colocado, Fantozzi também mostrou animação. “A especial de hoje foi de alta, diferente do perfil da competição deste ano. Andei redondo e não fiz besteiras, enfim, fiz uma prova conservadora. Foi só o começo, tem muita coisa pela frente”, previu.

Resultados da 1ª especial nas Motos
1) Jean Azevedo – 1h05min56
2) Fabrício Marchesi – a 1min07
3) José Hélio – a 5min50
4) Flávio de Carvalho – a 6min44
5) Tiago Fantozzi – a 7min15

Este texto foi escrito por: Redação Webventure