Webventure

Coma vence; Jean administra vantagem


Coma já é o sétimo na geral. (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)

O espanhol Marc Coma venceu nesta quarta-feira sua primeira especial no Rally dos Sertões entre as motos. É bem verdade que o vice-líder do Campeonato Mundial Cross-country já havia sido o mais rápido no primeiro e terceiro dias de especiais, mas acabou punido e perdeu a ponta nas outras oportunidades.

Hoje, na quarta especial, porém, Coma não cometeu infrações e precisou de 1h42min37 para percorrer os 183 quilômetros cronometrados entre Santana do Araguaia (PA) e Palmas (TO). Não fosse a 1h05min42 de pena imposta no primeiro dia de especial e ele fatalmente brigaria pelo título.

O chileno Carlo de Gavardo, ganhador de ontem, acabou na segunda colocação do dia, a 3min50 do espanhol. Já o brasileiro Jean Azevedo começou a usar uma nova tática. Favorecido pelas pesadas punições impostas a Coma e Gavardo na primeira especial, o piloto paulista corre administrando a vantagem.

Isso significa que ele evita correr grandes riscos. Por isso, fechou o dia em terceiro lugar, a 6min36 de Coma. Além da estratégia, Jean teve outro acompanhante durante a especial: uma dor no estômago. “Acredito que comi algo ontem que não me fez bem hoje. Cheguei até a vomitar no deslocamento”, explicou.

Também tiveram bons resultados hoje Zé Hélio na quarta colocação (a 11min39), e Flávio Carvalho na quinta posição (a 12min04). “Foi uma especial muito rápida, andei o máximo durante todo o tempo e a moto se comportou perfeitamente”, afirmou Gavardo, animado com sua recuperação na prova.

“Os últimos dias me deram uma excelente posição na prova e estou me preparando para a especial de amanhã, no deserto do Jalapão”, completou o chileno, que, se terminar entre os seis primeiros na classificação geral, garante por antecipação o título mundial na categoria 450cc.

Tranqüilo – A tática de administrar vantagem é confortável para Jean Azevedo. Mesmo com os mais de seis minutos perdidos para Marc Coma hoje, o brasileiro segue absoluto na frente. A ponto de o segundo colocado após quatro especiais ser Zé Hélio. Jean soma 9h28min31, com 31min50 de vantagem para Zé Hélio.

Fabrício Marchesi aparece em terceiro, a 36min16, seguido por Dimas Mattos (a 53min12). Carlo de Gavardo é o quarto (a 1h06min56), enquanto Marc Coma é apenas o sétimo (a 1h11min05).

Nesta manhã, 56 motos largaram com destino a Palmas. Os organizadores acreditam que esse número cairá até o final do Sertões, em função de acidentes e quebras de equipamentos. Hoje, por exemplo, Tiago Fantozzi perdeu bastante tempo parado, no km 237. Já Fabrício Marchesi perdeu muito tempo, por erros de navegação.

Resultados da 4ª especial nas Motos
1) Marc Coma – 1h42min37
2) Carlo de Gavardo – a 3min49
3) Jean Azevedo – a 6min36
4) Zé Hélio – a 11min39
5) Flávio de Carvalho – a 12min04

Classificação geral
1) Jean Azevedo – 9h28min31
2) Zé Hélio – a 31min50
3) Fabrício Marchesi – a 36min16
4) Dimas Mattos – a 53min12
5) Carlo de Gavardo – a 1h06min56
7) Marc Coma – a 1h11min05

Este texto foi escrito por: Redação Webventure