Webventure

Começa a 35ª Semana de Vela de Ilhabela


Largada foi embolada (foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br)

Direto de Ilhabela (SP)Os 190 veleiros presentes em Ilhabela largaram nesta manhã para a regata Eldorado-Alcatrazes por Boreste, evento que dá início à Semana de Vela de Ilhabela. O vento no Canal de São Sebastião beirava os 11 nós nahora da largada, às 9h30 deste domingo. Com vento a favor, os veleiros da classe ORC disputaram os metros finais antes de largada, alguns chegando a bater. Não houve protestos no momento.

O veleiro Mitsubishi/Phoenix, de Eduardo Souza Ramos, largou na frente e abriu vantagem já nos primeiros instantes. A escolha da tripulação por velejar próximo à costa de São Sebastião rendeu melhores ventos à equipe brasileira. Em segundo lugar ficou o barco argentino Fortuna III, que optou pelo meio do Canal. O OI Sorsa, que tem Lars Grael como tático, apareceu em terceiro lugar após a largada.

Assim que saíram do Canal de São Sebastião, já em mar aberto, as três primeiras colocações não mudaram, e o vento aumentou para cerca de 15 nós. Seguindo de longe o primeiro pelotão, em uma briga particular, estavam os brasileiros Touche e Red Nose/Loyal. Em seguida apareceu o chileno Stella Atroise.

A regata Eldorado-Alcatrazes terá 55 milhas (cerca de 88 quilômetros), e a previsão é que dure oito horas para o primeiro colocado chegar. Apenas as classes ORC Internacional e Club, RGS, Bico de Proa, Beneteau 40.7 e IRC/ Delta 32 fazem o percurso completo até Alcatrazes. Outras classes fazem uma regata até a ilha de Toque-Toque, de 27 milhas (cerca de 50 quilômetros). A classe HPE25 fez uma regata de 20 milhas, contornando uma bóia ainda dentro do Canal de São Sebastião.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa e Alexandre Koda