Webventure

Começa a 7ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha


Cine Odeon recebe a mostra (foto: Maurício Clauzet)

O montanhista Maurício “Tonto” Clauzet esteve presente na abertura da Mostra Internacional de Filmes de Montanha 2007, no Cine Odeon, Rio de Janeiro, e escreveu com exclusividade ao Webventure com o resumo das principais atrações. Confira!

O público compareceu em massa para as duas seções da abertura da 7ª edição do Festival Internacional de Filmes de Montanha do Rio.

A primeira seção foi de filmes nacionais, que participam da competição em algumas categorias. Uma delas inclusive, o melhor filme escolhido pelo público. O primeiro filme foi uma homenagem ao Montanhista Vitor Negrete, que faleceu após uma escalada sem oxigênio do Everest.

Deixa Voar foi um filme leve, bem alto astral, e que retratou a experiência de três amigos que decidiram aprender a voar de Asa Delta. O filme Karma retrata um pouco da vida na Montanha do Eliseu Frechou, e mostrou imagens de diversos points, do Brasil à África, Yosemite…

Escalada BR abordou diversas escaladas do Rio de Janeiro, basicamente esportivas e boulders, e foi em points clássicos como Pedra do Urubú, Campo Escola 2000, Grajaú entre muitos outros.

Mostra Latina – Aconcágua, Centinela de Pedra, o pirmeiro da mostra Latino Americana, um filme chileno de uma jornalista sem experiência nenhuma de montanhismo e que se propõe a escalar a rota normal do Aconcágua, retrata tudo com um olhar interessante de quem não está acostumado com as expedições e a altitude.

La Ventana é um filme venezuelano de quatro escaladores que vão para Patagônia argentina com idéia de escalar o Cerro Torre. Rodando las Nubes é um filme argentino de uma expedição de montanhistas de Mendosa, que sai de carro em direção ao Altiplano, para tentar fazer a ascensão do Vulcão Piscis para depois tentar fazer uma descida contínua em Mountain Bike até o Campo Base.

Caminos é um filme venezuelano com uma junção de imagens de diversas expedições de Base Jump, em diversos lugares, dos estados unidos a pontos perdidos na selva Venezuelana.

Mais uma vez o Festival supre a sede de filmes de montanha com doses cavalares de aventura e ação!

Este texto foi escrito por: Maurício ‘Tonto’ Clauzet