Integrantes da mesa discutiram sobre o crescimento do mercado (foto: Bruna Didario/ www.webventure.com.br)
Direto de São Paulo (SP) – A 11 ª edição das Adventure Sports Fair inicia nesta quinta-feira, dia 10 de setembro e vai até domingo (13) no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O evento foi oficialmente aberto por Luiz Barreto, Ministro do Turismo; Jeanine Pires, presidente da Embratur; Luiz Carlos Barboza, do Sebrae Nacional; Sérgio Franco, organizador da Adventure Sports Fair; Jean-Claude Razel, presidente da ABETA; entre outros representantes nacionais e internacionais da área.
Para Sérgio Franco, a feira é voltada para a base do consumo de turismo de aventura e ecoturismo nacional. “Este segmento está relacionado com o desenvolvimento econômico, com a função de aumentar a oportunidade de emprego, elevar a autoestima da população e também preza a fiscalização do meio ambiente”, explicou o organizador.
A Adventure Sports fair deste ano, de acordo com Sérgio, a acessibilidade é um ponto abordado em todos os destinos e mesmo no evento. “Contamos com a ajuda do Ministério do Turismo, a iniciativa é trazer a população para visitar a feira, tudo aqui contará com acessos especiais para cadeirantes, deficientes visuais e auditivos. É a primeira vez que um evento deste porte se preocupa com essa parte”, reveleou Franco.
Jean-Claude, da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), anunciou uma importante conquista nacional: o Brasil é líder da normalização do turismo de aventura no mundo. “Todas as normas de segurança que aplicamos aqui no Brasil serão padrão no mundo, com as adaptações necessárias para cada área. É uma grande conquista”, revelou Jean-Claude.
Em busca do crescimento da área, o Ministro Luiz Barretto revelou que em 2008, o turismo de aventura e o ecoturismo nacional movimentaram 500 milhões de reais na economia. “Vamos buscar crescimento no setor e melhorar sempre a política de segmentação no Brasil”, declarou o Ministro.
Sobre a feira – O evento reunirá durante os quatro dias expositores, empresários do ramo de turismo de aventura e ecoturismo, esportistas, organizadores de eventos e amantes dos esportes de aventura. Além disso, Estados brasileiros e alguns países também apresentam suas conhecidas e novas rotas de turismo da área.
Palestras com especialistas e rodas de negócios acontecem nas áreas designadas e grande parte dos bate-papos são abertos ao público. Além das palestras, os visitantes poderão fazer testes em veículos off-road, quadriciclos, mergulhar em um tanque ou também aprender técnicas básicas de caiaque. Não deixe de acompanhar a cobertura completa da Adventure Sports Fair aqui no Webventure.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario