Webventure

Começa a expedição Travessia do Drake

Começou na tarde de hoje (04/02) a expedição Travessia do Drake. A bordo do catamaran Satellite, de 21 pés, os velejadores brasileiros Beto Pandiani e Júlio Fiadi, além do multi-esportista Makoto Ishibe e do velejador sul-africano Duncan Ross, partiram por volta das 15h da Caleta Martial, em Ushuaia, extremo da América do Sul, rumo à Península Antártica.

O local da partida é o início da rota que leva à Antártica. Na verdade, a viagem começou no dia 7 de janeiro, quando a dupla deixou São Paulo com destino a Porto Alegre. Da capital gaúcha, partiu para Ushuaia. Na Caleta Martial, Pandiani e Ross tiveram de esperar por condições ideias para encarar a próxima etapa: a travessia do Drake, que dá nome à expedição. O Drake é um estreito de 500 milhas de comprimento e representa um desafio para o hobbie-cat sem cabine.

Quando os brasileiros deixaram Ushuaia, o tempo era bom, com temperatura em torno de 12°C e vento oeste fraco. Os velejadores precisam de no mínimo 60 horas de tempo bom para que a travessia possa ser concluída, o que só se confirmou hoje pela manhã. Durante a viagem serão percorridas 500 milhas (900 km) de mar bravio, temperatura da água em torno de 2°C e ventos de até 100 km/hora.

Em 2001, Pandiani e Gui von Schmidt, também a bordo de um hobbie-cat, contornaram o Cabo Horn, no extremo sul do continente, e depois toda a Patagônia Argentina, até chegar ao Rio de Janeiro, totalizando 4.500 milhas na Expedição Rota Austral.

Este texto foi escrito por: Webventure