Carro vencedor em Monte Carlo (foto: Divulgação)
O trabalho não pára no Intercontinental Rally Challenge (IRC). Logo após a disputa da primeira etapa da temporada, no charmoso Rally de Monte Carlo, as equipes começaram a preparação para a primeira prova na história da categoria no Brasil. A inédita etapa nacional será na 29ª edição do Rally da Graciosa, nos dias 5, 6 e 7 de março, no Rally Internacional de Curitiba
Os pilotos encontrarão no Brasil um rali muito tradicional, com características bem diferentes, disputado em piso de terra. Será uma prova muito rápida, que vai exigir bastante da habilidade e da estratégia dos pilotos para definir o próximo vencedor do IRC, disse Marcos Marcola, organizador do Rally da Graciosa.
Para aumentar o intercâmbio com as equipes, Marcola conferiu de perto as atividades no Rally de Monte Carlo, que depois de 36 anos deixou de integrar o calendário do WRC Mundial de Rali de Velocidade. A organização do Rally de Monte Carlo é impecável. Estou levando inovações e mais experiência para a nossa etapa e estou seguro que teremos um rali digno de uma etapa de porte mundial, como exige o IRC, revelou. Tecnicamente, os carros são espetaculares e nosso publico terá no Brasil algumas das máquinas de rali mais impressionantes do mundo, completou Marcos Marcola.
A 77ª edição do Rally de Monte Carlo foi vencida pelo estreante Sebastien Ogier, com um Peugeot 207 S2000. Ele é o atual campeão da Junior WRC e fez sua primeira corrida com modelos S2000. A escolha dos pneus foi decisiva em Monte Carlo, porque em alguns pontos o asfalto estava seco e, em outros, havia bastante gelo. Muitos pilotos abandonaram em função de acidentes porque estavam com pneus com especificação de pista seca nos trechos onde havia gelo. Mas o Sebastien Ogier foi impecável. Não cometeu nenhum erro de pilotagem, comentou Marcos Marcola, experiente piloto de rally, que esteve com o vencedor logo após a prova.
Classificação em Monte Carlo
1) Sebastien Ogier – Julien Ingrassia (Peugeot 207 S2000), 3h40min45s7
2) Freddy Loix – Isidoor Smets Peugeot 207 S2000, a 1m43s6
3) Stéphane Sarrazin – Jacques-Julien Renucci (Peugeot 207 S2000), a 2m21s6
4) Jan Kopecky – Petr Stary (Skoda Fabia S2000), a 3m17s3
5) Giandomenico Basso – Mitia Dotta (Abarth Grande Punto S2000), a 4m28s0
Classificação do IRC
1) Sebastien Ogier, 10 pontos
2) Freddy Loix, 8
3) Stephane Sarrazin, 6
4) Jan Kopecky, 5
5) Giandomenico Basso, 4
Classificação Construtores
1) Peugeot,18 pontos
2) Abarth, 7
3) Skoda, 5
4) Mitsubishi, 2
Este texto foi escrito por: Webventure