Webventure

Começa a segunda etapa da Ação Social no Sertões


A equipe recebeu doação de diversos medicamentos (foto: Divulgação)

Ontem (26) começou a segunda fase de Ação Social do Rally dos Sertões, na Municipal Vale dos Sonhos, em Goiânia. Uma equipe voluntária de seis médicos, três dentistas, 10 arte-educadores, cinco apoios e coordenadores, além de três jornalistas e quatro motoristas realizam as atividades.

Essa é a terceira vez que o Rally larga na capital de Goiás, uma das maiores cidades do Centro-Oeste e principal porta de saída para o Sertão Brasileiro. Luis Salvatore, coordenador-geral da Ação, o fato de o voluntariado já ter atuado diversas vezes na cidade faz com que eles se aproximem mais dos moradores e entidades locais.

De acordo com Alessandra Jácome, coordenadora pedagógica da Escola Vale dos Sonhos, comenta a presença do grupo na região. “O que impressionou neste trabalho foi que a equipe tratou a comunidade de maneira não assistencialista e de igual para igual”.

Atendimentos – Durante todo o dia a Dra. Carla Chertman realizou atendimentos médicos, como testes de colesterol, triglicérides e glicemia. Os pacientes que apresentaram alteração no teste de glicemia receberam folhetos educativos da ADJ Associação de Diabetes Juvenil. A entidade atende a pessoas portadoras de todos os tipos de diabetes, de forma gratuita.

A idéia de realizar um projeto focado em diabetes veio do fato de o coordenador geral Luis Salvatore ter descoberto aos 20 anos que tinha diabetes. Em suas viagens ele se deu conta que em muitos lugares do Brasil diversas pessoas sofriam com as conseqüências da doença, principalmente por não terem acesso à informação e nem onde diagnosticar a doença.

O laboratório Teuto Brasileiro colabora com o projeto doando medicamentos. “Seria muito bom que o governo conseguisse garantir saúde, segurança e educação. Mas, como isso não ocorre, é salutar que a iniciativa privada chame para a si a responsabilidade do mundo em que vivemos”, afirmou Walterci de Melo, presidente da Teuto. “Isso nos torna mais do que simples empresários: isso nos torna cidadãos responsáveis”, completou.

Uma novidade para esse ano foi a inclusão de uma dermatologista na equipe, fato que provou ter sido uma boa escolha. A demanda encontrada em Goiânia fez com que eles perceberam que essa é uma carência da população.

Uma equipe da TV Record acompanha o projeto e, no dia 12 de agosto, às 10h as pessoas poderão conhecer um pouco mais, no programa Ressoar especial Rally dos Sertões.

Este texto foi escrito por: Webventure