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Começa hoje (28.12) a maior aventura no mundo


Carro do piloto Klever Kolberg é adesivado na vistoria em Arras. (foto: Ricardo Ribeiro)

Frio, neve e gelo serão os primeiros adversários dos competidores; Brasil tem oito veículos na competição

Arras (França) – Começa hoje (sexta, 28) a 24ª edição do Rally Paris-Dakar, a maior e mais difícil competição de off road do mundo. A partir das 20 horas (17h horário de Brasília), 434 veículos entre carros, motos e caminhões vão largar da cidade de Arras, localizada a 200 quilômetros ao norte da capital francesa. A prova terá cerca de 10.000 quilômetros e atravessará cinco países da Europa (França e Espanha) e África (Marrocos, Mauritânia e Senegal). O Dakar 2002 terminará dia 13 de janeiro em Dakar. O Brasil terá oito veículos, sendo dois caminhões (um de assistência e outro de competição), um carro e cinco motos.

André Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec, da Equipe BR
Lubrax, vão pilotar um caminhão Tatra, enquanto Klever Kolberg e o francês Pascal Larroque correrão com um Mitsubishi Pajero Full na categoria carros Super Production Diesel. Juca Bala, atual campeão do Paris-Dakar na Super Production até 400 cilindradas, tentará o bicampeonato na mesma categoria com uma Honda Falcon Rally 400. O colega dele na equipe, o paulista Luiz Mingione, é o estreante na competição e vai disputar a prova com uma Honda Tornado Rally 250, também na Super Production.

O time de brasileiros fica completo com Luiz Azevedo, primo de André
Azevedo, e Marcelo Quelho, do Paraná, representantes da equipe CDI
Competições. Eles correrão com Honda XR 400. Armando Pires, primeiro
carioca a enfrentar as armadilhas do deserto do Saara, é o quinto piloto nas motos ao guidão de uma KTM 660 cilindradas pela Equipe Drakar. Marcelo e Armando, como Mingione, estarão participando da prova pela primeira vez. Já Luiz Azevedo fez vários Paris-Dakar, inclusive como apoio e mecânico das motos da Equipe BR Lubrax, mas na edição 2002 será estreante como competidor.

Frio
Pela primeira vez na história do Paris-Dakar a largada será à noite (antes era por volta das 5 horas da madrugada), uma alternativa para atrair um número maior de espectadores. Às 20 horas desta sexta-feira sairá a primeira moto, com destino a Châteauroux. Depois será a vez dos carros, em seguida os caminhões e, por último, os veículos de assistência. A mudança do horário, se facilita a vida do público, não é nada animador para os pilotos de moto. Da saída de Arras, até a próxima parada, serão 465 quilômetros e o frio está castigando ao norte da França. Um adversário perigoso, e pior, invisível, é a camada de gelo que se forma em cima do asfalto. “Precisamos ter um cuidado redobrado, principalmente nas curvas, porque o chão fica muito liso”, explica o brasileiro Juca Bala, atual campeão do Dakar na categoria motos Super Production até 400 cilindradas.

Nesta quinta-feira, com os termômetros marcando perto de zero grau em Arras, os pilotos brasileiros fizeram as verificações técnicas e administrativas antes da largada, quando são checados todos os documentos pessoais dos competidores, como vistos de países africanos, comprovante de vacina contra febre amarela e seguros, e também os veículos. “Os jornais na televisão pedem para que as pessoas não saiam de casa. A neve e o gelo já causaram vários acidentes nas estradas européias”, contou Klever Kolberg.

COMO VAI SER O PARIS-DAKAR 2002

• 9.436 km no total
• 3.979 km de trechos cronometrados na África
• 2.507 km de deslocamento na África
• Um dia de descanso
• Duas etapas em forma de laço
• Duas etapas “Marathon”
• Duas etapas sem GPS,
• Um acampamento sem as peças e malas das motos
• Etapa mais longa na África: Ouarzazate – Tan Tan – Zouerat (1.541 km no
total)
• Etapa mais curta na África: Dakar – Dakar (69 km)
• Especial mais longa na África: Tidjikja – Tichit (520 km),
• Especial mais curta na África: Dakar – Dakar (31 km)
. 434 competidores (170 motos, 118 carros, 35 caminhões, 55 carros de
assistência e 56 caminhões de apoio mecânico).

O Paris-Dakar 2002 terá 14 etapas

ETAPA 1: ARRAS – CHATEAUROUX (FRANÇA)
Sexta-feira, 28/12/2001 – Deslocamento: 465 km Total: 465 km
A largada acontecerá pela primeira vez à noite. Os concorrentes deixarão o Parc Fermé, situado no Grand Place, no centro de Arras. O pódio da saída está instalado na Place dés Héros. Desde às 20h, as primeiras motos estarão indo em direção ao sul, rumo à Châteauroux. A etapa, à noite, será de deslocamento.

ETAPA 2: CHATEAUROUX – NARBONNE (FRANÇA)
Sábado, 29/12/2001 – Deslocamento: 82 km + Especial: 6 km + Desloc.: 510 km – Total: 598 km
Os últimos competidores devem chegar a Châteauroux no início da manhã e as primeiras motos estarão se preparando para a segunda etapa. Uma especial curta de seis quilômetros foi traçada no parque Croisière, em La Souterraine. Depois, os competidores irão para Narbonne, passando por Brive-la-Gaillarde.

ETAPA 3: NARBONNE (FRANÇA) – MADRI (ESPANHA)
Domingo, 30/12/2001 Deslo.: 25 km + Especial: 35 km + Deslo.: 870 km – Total: 930 km
A primeira moto sairá às 8 horas em frente ao teatro de Narbonne. Em
seguida, os competidores irão para Château-Lastours, onde haverá uma
especial de 35 km entre plantações de uvas. Depois, farão um longo
deslocamento de 870 km até Madri, na Espanha.

ETAPA 4: MADRI (ESPANHA) – RABAT (MARROCOS)
Segunda-feira, 31/12/2001 Deslo.: 5 km + Especial: 6 km + Deslo.: 950 km – Total: 961 km
A especial se desenrolará nas proximidades da capital espanhola. Depois haverá um longo trecho de deslocamento até o extremo sul da Espanha. De lá, eles embarcarão em ferry boats para o Marrocos. Mais um deslocamento para Rabat, primeira cidade de parada no Marrocos.

ETAPA 5: RABAT – ER RACHIDIA (MARROCOS)
Terça-feira, 01/01/2002 Deslo.: 10 km + Especial: 80 km + Deslo.: 444 km – Total: 534 km
Depois de uma noite festiva em Rabat, os competidores enfrentarão a
primeira especial, curta e inédita, que alterna pistas rápidas com zonas de pilotagem e com partes mais sinuosas e arenosas. Ela é traçada essencialmente na floresta no meio de carvalhos, eucaliptos e pinhas.

ETAPA 6: ER RACHIDIA – OUARZAZATE (MARROCOS)
Quarta-feira, 02/01/2002 Deslo.: 56 km + Especial: 338 km + Deslo.: 182 km – Total: 576 km
A pista, rápida, cheia de pedras, algumas vezes “saltitante“, levará os competidores em direção às zonas arenosas e desérticas ao Sul do país. As primeiras dunas, em particular a mística Erg Chebbi, em Merzouga, as mais altas dunas do Marrocos, prometem dar trabalho aos competidores. Mais ao sul, a especial acontecerá dentro de vales que serpenteiam ao longo dos oueds (rios secos no deserto) e em grandes planaltos localizados entre as montanhas.

ETAPA 7: OUARZAZATE – TAN-TAN (MARROCOS) – ZOUERAT (MAURITÂNIA)
Quinta-feira, 03/01 e sexta-feira, 04/01/2002
Deslocamento: 176 km + Especial: 351 km + Deslocamento: 266 km [parada de 6 horas]Deslocamento: 365 km + Especial: 371 km + Deslocamento: 16 km – Total: 1 545 km
Primeira das duas etapas Marathon. Na saída de Ouarzazate, os competidores seguirão em deslocamento e depois enfrentarão a primeira especial que os levará à Tan-Tan. Lá, os pilotos precisam fazer uma pausa obrigatória de seis horas. Em seguida os competidores partem para a segunda especial da etapa Marathon (saída, na Mauritânia, no início da manhã). O trecho é sinuoso e arenoso, mas depois fica muito rápida.

ETAPA 8: ZOUERAT – ATAR (MAURITÂNIA)
Sábado, 05/01/2002 Deslo.: 9 km + Especial: 383 km + Deslo.: 4 km – Total: 396 km
Última etapa antes do dia de descanso. A especial é relativamente curta, mas é a primeira etapa de travessias de muitas dunas. Depois, o trecho fica mais rápido com pistas arenosas.

DOMINGO, 06/01/2002 DIA DE DESCANSO EM ATAR

ETAPA 9: ATAR – ATAR (MAURITÂNIA)
Segunda-feira, 07/01/2002 Deslo.: 33 km + Especial: 366 km + Deslo.: 5 km – Total: 404 km
Etapa em volta de Atar. Depois dos 100 primeiros quilômetros, a especial é muito variada e totalmente nova. Os pilotos vão enfrentar canais estreitos e erva de camelos.

ETAPA 10: ATAR – TIDJIKJA (MAURITÂNIA)
Terça-feira, 08/01/2002 Deslo.: 33 km + Especial: 467 km + Deslo.: 2 km – Total: 502 km
Uma das mais duras etapas e uma das mais longas da edição 2002. Os 100 primeiros quilômetros se desenrolam com uma paisagem magnífica, dentro de um vale, ao longo de um rio, com um mar de areia. A seguinte terá muitas dificuldades de navegação. Ela se desenrola fora da pista no meio das dunas com pedaços de erva de camelo. A etapa acaba em pistas sinuosas, mas relativamente rápidas até Tidjikja.

ETAPA 11: TIDJIKJA – TICHIT (MAURITÂNIA)
Quarta-feira, 09/01/2002 – Deslocamento: 18 km + Especial: 520 km – Total: 538 km
Uma das mais belas etapas, muito completa: pistas cheias de pedras,
travessias, fora da pista, navegação, ervas de camelos, são um resumo de tudo que poderá ser encontrado. Uma etapa bonita, mas dura, que começa por 100 km sinuosos, em pistas com pedras. Travessia de zonas desérticas e arenosas até Tichit.

ETAPA 12: TICHIT – TICHIT (MAURITÂNIA)
Quinta-feira, 10/01/2002 – Especial: 450 km – Total: 450 km
Segunda etapa em forma de laço. A especial foi traçada sob o princípio de um circuito olímpico de uma prova de vela, com os postos de controle substituem as bóias. Ela se desenrola ao norte de Tichit. Depois de 80 quilômetros “conhecidos“, os 370 km restantes são totalmente novos.

ETAPA 13: TICHIT – KIFFA (MAURITÂNIA) – DAKAR (SENEGAL)
Sexta-feira, 11/01/2002
Especial: 457 km + Deslocamento: 4 km [parada de 6 horas]Deslocamento: 450 km + Especial: 165 km + Deslocamento: 396 km – Total: 1.472 km
Segunda etapa Marathon. Na saída de Tichit os competidores partem
diretamente em especial até Kiffa. Lá, uma pausa de seis horas está
programada antes de continuar o deslocamento, à noite, até Boutilimit. Uma nova pausa será deve ser feita antes da especial. Deslocamento de 396 km para chegar a Dakar. Esta segunda etapa Marathon será longa e difícil. Agora que o fim se aproxima, tudo pode mudar. A especial entre Tichit e Kiffa foi traçada fora da pista, no meio de grandes dunas, com algumas passagens em que há erva de camelos. A organização avisa: há 200 km em péssimo estado. A segunda especial da etapa é ótima para pilotagem. A principal dificuldade é o grande número de pistas paralelas. Não será fácil achar a posição certa.

ETAPA 14: DAKAR – DAKAR (SENEGAL)
Domingo, 13/01/2002 – Deslocamento: 38 km + Especial: 31 km Total: 69 km
Última etapa em laço em torno do Lago Rosa, na periferia de Dakar. Os
competidores percorrerão a praia pelo norte antes de enfrentarem o
tradicional “Tour do Lac”. Após o pódio de chegada, os competidores
seguirão em comboio para o Hotel Méridien, onde os veículos ficarão
expostos e haverá a entrega de prêmios.

A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora,
Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das
Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento de Frotas Via Satélite (Grupo Schahin), Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira