Balance Vector vencedora do ARWC 2005 (foto: Rahoul Ghose/ ARWC)
Tem início hoje em Lapland, na Suécia, o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura, o Adventure Racing World Championship 2006. A prova terá 800 quilômetros e a previsão dos organizadores é que as últimas equipes façam a prova em até sete dias, chegando em Nordland, na Noruega, no dia 23 de agosto.
Duas equipes brasileiras competem no Mundial: Mitsubishi Francis Hydratta Quasar Lontra e Cosa Nostra Caverá. A atleta brasileira Silvia Guimarães, a Shubi da Atenah, também estará no Mundial. Ela compete na equipe sueca FJS, uma das mais experientes, que tem história desde 1998 no extinto Eco Challenge.
São 32 equipes que largam hoje em várias modalidades esportivas: orientação por cartas de escala 1:50.000, mountain bike, canoagem e rafting classe II, técnicas verticais (ascensão e rapel), trekking (em mata boreal, glaciares, montanhas, pântanos) e duas novidades: patins in line e kickbike, um patinete com roda de bicicleta.
Equipes e sol à noite -A premiação não é alta: 50 mil dólares para serem divididos entre as cinco melhores equipes. As equipes mais bem cotadas para abocanhar os 28 mil dólares (prêmio da equipe vencedora) são a Nik Powerblast, de Ian Adamson, a Nike ACG, a Golite Timberland, a Merrel Wingman Adventure, as vencedoras de circuitos importantes do AR World Series: espanhola Buff Nike ACG, que venceu o Ecomotion Pro, e a Cross Sportswear, que venceu o Explore Sweden, ambas em 2005. A Balance Vector também causa expectativa, já que ganhou a edição passada do ARWC na Nova Zelândia.
A principal característica desta prova é predominância da luz solar, já que o extremo do hemisfério norte, onde se localiza os países nórdicos, terá aproximadamente 22 horas de sol ao dia. Os famosos fiordes no Mar do Norte também serão explorados pelos competidores, assim como cavernas formadas na Era Glaciar.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure