Robert Scheidt na Europa Cup onde foi campeão (foto: Divulgação/ ZDL)
Começam hoje, ao meio dia, as regatas do Campeonato Mundial de Laser Standard em Fortaleza. É a primeira vez que a prova vem para o Brasil, terra natal de Robert Scheidt, o maior campeão da história do mundial, que inicia a campanha para o oitavo título.
O velejador de 32 anos é o atual líder do ranking da classe da Federação Internacional de Vela (Isaf), e já chegou no início do mês na capital cearense para disputar o campeonato Nordeste-Brasileiro da classe, na mesma raia em que será o Mundial, a do Marina Park Hotel.
Com certeza estou pronto. Foram 12 dias de treinos na raia do campeonato, onde ninguém velejou mais do que eu, disse o velejador, que prefere não exagerar na pressão que ronda o primeiro lugar, É normal que uma pessoa que já ganhou sete vezes o Campeonato Mundial e tem três medalhas olímpicas não espere nada menos do que o primeiro lugar. Mas já provei meu valor na classe Laser e vou procurar evitar a autocobrança excessiva, completou.
Títulos – Além do heptacampeonato mundial, na Turquia, no ano passado, o velejador conquistou o ouro na olimpíada de Atenas (2004) e Atlanta (1996) e a prata em Sydney (2000). As regatas do mundial em Fortaleza devem começar sempre ao meio dia, e a previsão é de duas regatas de flotilha por dia.
A primeira fase, de qualificação, vai até o domingo. Na segunda, dia 26, começa a final com os melhores classificados. Cada fase terá apenas um descarte para cada velejador. O vencedor de cada regata perde um ponto, que vão aumentando conforme a colocação do velejador. O campeão será o que tiver menos pontos perdidos no final do evento.
Além de Scheidt, os melhores velejadores brasileiros da classe estarão presentes em fortaleza, como André Streppel, Andréas Perdicardis e Bruno Fontes. Os principais estrangeiros no mundial serão o austríaco Andreas Geritzer e o esloveno Vasilij Zbogar, prata e bronze em Atenas, respectivamente, o inglês Paul Goodison, vice-líder do ranking mundial e o destaque do ano, o australiano Tom Slingsby, vencedor da semana de Hyères na França e da Holland Regatta.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 22, 2005