Webventure

Começa o Mundial de Snipe no Rio de Janeiro

Começa hoje a disputa que vai revelar o melhor velejador do mundo na classe Snipe entre 15 e 19 anos. O mundial acontece no Rio de Janeiro e vai até o dia 20 desse mês. O Brasil será representado por três embarcações e o campeão pan-americano da classe Bruno Bethlem será o técnico.

“A classe é forte no Brasil, por ter fabricantes aqui, tanto do barco como das velas”, explicou Bethlem. Irão concorrer com os brasileiros mais dez equipes da Argentina, Noruega, Itália, Japão, Uruguai, Estados Unidos e Espanha. Mas os últimos são os que mais preocupam o técnico brasileiro. “Percebi que eles estão bem entrosados e os equipamentos são parecidos com os que costumam velejar na Espanha”, disse.

Bethlem conta com a experiência do jovem Victor Demaison, de 19 anos, como vantagem. “Acredito que isso possa fazer um pouco de diferença no resultado final.” A retrospectiva dos brasileiros campeões mundiais de Snipe é animadora. Torben Grael foi o primeiro a receber o título, em 1978. Depois, em 96/97, André Fonseca, que hoje faz parte da tripulação do Brasil 1, foi bicampeão.

“O campeonato dividido por categoria é bom porque a garotada tem a mesma idade, as experiências são parecidas. Isso os estimula na hora da regata”, explica Grael.

Este texto foi escrito por: Webventure