Open vai até domingo (foto: Ivan de Andrade/ Vipcomm)
Brasileiros e estrangeiros já estão nos céus de Rio Claro disputando o Open de Balonismo, uma das competições mais importantes da América do Sul em 2007. A competição faz parte das comemorações do aniversário da cidade, que completa 180 anos.
Grandes nomes do esporte disputam a competição, como o tricampeão brasileiro Sacha Haim e o belga Philippe De Cock, que tem mais de 1000 horas de vôo em balão. Além deles, pilotos da Áustria e Argentina completam a disputa.
As provas começaram na tarde de ontem (20) e seguem até domingo (24). A base da competição é o Aeroclube da cidade, de onde os pilotos partem para realizar as tarefas determinadas minutos antes pela organização.
Será um festival com uma organização nunca antes apresentada. A cidade de Rio Claro tem interesse em realizar, em curto prazo, o Campeonato Mundial da modalidade aqui no Brasil. O esporte depende muito de boa estrutura e divulgação, afirmou o piloto Jairo Fogaça.
Precisão e técnica – As provas exigem muita aptidão dos pilotos e atenção na meteorologia, já que os ventos influenciam nas disputas. A estratégia de cada piloto e o domínio do equipamento fazem toda a diferença.
Na noite do sábado (23), acontece o Night Show, onde todos os balões são acesos para o público apreciar o bonito visual. No domingo, na última prova, os pilotos deverão apanhar uma chave no alto de um mastro da cidade. Quem conseguir o feito primeiro ganha uma moto.
Este texto foi escrito por: Webventure