Entre os caminhões serão 3 concorrentes (foto: Donizete Castilho)
Direto de Barretos (SP) – Começou na última sexta-feira (7), a segunda edição do Rally de Barretos, válido como a abertura do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country 2008. Os cerca de 110 inscritos esperam que a prova seja como no ano passado, quando os grandes saltos foram uma das marcas da disputa.
Em 2007, eu não estive aqui, mas todo mundo falou que a prova foi muito boa, disse Jean Azevedo, piloto do carro da equipe Petrobras Lubrax que deixou a categoria Motos neste ano. Essa será mais uma prova que contará como experiência para mim. Apesar dos bons resultados que tive neste ano, ainda tenho muito o que aprender, completou o campeão do Cerapió 2008 e vice-campeão do Rally do Engenho.
O Rally de Barretos deste ano começará com um prólogo de três quilômetros em pista dupla, onde será definida a ordem de largada para a primeira especial, que será disputada no mesmo dia, com cerca de 50 quilômetros. No domingo, pilotos e navegadores passarão por um trajeto de 170 quilômetros, em terreno com muitas lombadas, curvas, em uma mescla de trechos rápidos e travados.
Super-prime – Além das duas especiais que acontecerão uma no sábado e outra no domingo, haverá também o chamado Super-prime. A disputa será composta pelas voltas que os competidores farão no prólogo e após a especial de domingo, em um circuito fechado. Aqueles que realizarem as duas voltas no circuito no menor tempo serão premiados.
“Em 2008, decidimos fazer praticamente o mesmo trajeto do ano passado, só que no sentido inverso. Além disso, fizemos algumas alterações no final do percurso, explorando um terreno pelo qual não passamos em 2007”, contou Fernando Bentivoglio, diretor da prova.
Outra novidade para este ano é a presença do experiente navegador Lourival Roldan como chefe da equipe técnica do rali, o que deixou os pilotos mais esperançosos quanto ao sucesso do evento. “Saber que o Lourival está na organização é muito bom. Ele tem muita experiência e com certeza preparou algo de muito bom para os competidores”, disse Guido Salvini, que correrá na categoria caminhões.
Entre motos e quadriciclos serão 88 pilotos, número que supreendeu a organização e os próprios competidores. “Eu vou tentar manter a qualidade de pilotagem do Jean. Nessa competição, temos muitos pilotos, mas vou fazer o máximo para tentar ficar entre os melhores”, disse Rodolpho Mattheis, que neste ano assumiu a moto da equipe Petrobras Lubrax.
Nos caminhões, três pilotos lutam pela primeira colocação. No ano passado achei que iriam cancelar a categoria por falta de pilotos, pois eu fui o único a terminar o campeonato. Em 2008, teremos três nessa primeira etapa, e espero que fique assim ou melhor até o final, afirmou Amable Barrasa, que venceu o Rally do Engenho.
Guido Salvini, responsável por um dos maiores saltos na edição 2007 do Rally de Barretos, é outro dos que estará entre os caminhões. Esperamos começar essa temporada do Brasileiro com o pé direito. Não tivemos muita sorte no Paulista, mas a perspectiva é de uma boa prova neste final de semana, afirmou o piloto.
Este texto foi escrito por: Marcelo Iglesias