Prólogo no Rallye do Agreste (foto: Divulgação)
O Rallye do Agreste começou na tarde deste domingo com um Prólogo realizado na praia do Futuro, em Fortaleza. O percurso indoor de 850 metros serviu para decidir a ordem de largada de amanhã, quando o trecho navegado realmente começa. Saindo da capital cearense, as equipes percorrerão 430km em 11 horas de prova até chegarem na praia de Camocin, ainda no estado do Ceará.
Esse tipo de classificação é incomum em provas de regularidade, uma vez que a ordem é decidida por quem faz o percurso em menor tempo. A largada promocional é sempre um show, é o momento das equipes e dos patrocinadores aparecerem, por isso escolhemos fazer uma prova de velocidade no prólogo, explica Joca, organizador do evento. Em outros casos, como no Sertões, a classificação inicial é decidida por sorteio. Quase quatro mil pessoas vieram ver o prólogo, isso dá uma emoção a mais, completa.
A pista já serviu de alerta para os pilotos quanto ao tipo de terreno que eles enfrentarão nos próximos dias. Um indoor arenoso, com muitas curvas e subidas de dunas em alguns trechos. Às dez horas da noite as equipes ficaram sabendo da classificação.
Na geral, José Rufino e Glauco Holanda venceram o prólogo e largam na frente amanhã, um minuto depois saem os campeões do ano passado, Ricardo Barros e Flávio Marinho. A dupla que larga em terceiro é Cacá Closet e Luis Durval Leite. Depois do briefing veio o merecido decano, já que a segunda-feira começa cedo. A largada está prevista para as cinco horas da manhã.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa