Webventure

Começa o trekking no Desafio dos Vulcões


Vulcão Osorno na edição 2005 do Desafio (foto: Divulgação)

Grande parte das equipes do Desafio dos Vulcões já estão no trekking gelado de cerca de 100 quilômetros. Ainda ontem a equipe argentina Antibalas ultrapassou a americana Sole e foi a primeira a chegar no cume do vulcão Puyehue na Patagônia.

O Desafio começou no último domingo com uma prova de caiaque, seguida por um trecho de Moutain Bike e depois mais caiaque. No final da tarde de ontem os competidores foram de bike até o primeiro ponto de técnicas verticais, depois seguiram para o trekking do vulcão Puyehue.

A organização prevê que as primeiras equipes irão concluir o trekking em 20 horas. A chegada no cume garante uma visão incomum no meio de tanta neve. O topo do Puyehue é semelhante a um deserto lunar e tem gêisers que entram freqüentemente em erupção.

Com quase seis horas de diferença para os líderes, a melhor equipe brasileira até agora é a Selva, com o 12° lugar de acordo com o último boletim de posicionamento do site oficial da corrida. A Trópicos está em 17°. Oito equipes já desistiram da competição.

Acidente – A equipe argentina Mamulyafu, considerada uma das favoritas para a vitória da corrida, sofreu um acidente durante a noite de ontem. No lago Ranço dois competidores foram surpreendidos por uma onda que virou o caiaque. Outros dois companheiros de equipe deram a volta para socorrer e também caíram.

O argentino Javier Paschetta ficou muito tempo na água e teve hiportermia. A equipe americana Sole, que disputava a liderança no momento, foi quem fez o resgate e ajudou os competidores a chegarem em terra firme. A Mamulyafu continuou na prova.

Este texto foi escrito por: Webventure