Com Pierre Chofard e outros 14 pára-quedistas dos mais experientes no país, O Brasil integra a partir de hoje o grupo que até o dia 17 de dezembro tentará a quebra do recorde mundial de formação em queda livre, o chamado 300-way. O Royal Sky Celebration acontecerá nas cidades de Bangkok e Ubon, na Tailândia e fará parte das comemorações do 72º aniversário do Rei Bhumibol.
A tentativa começa com pequenos grupos, que vão aumentando gradativamente até formar a figura geométrica com 300 pára-quedistas. A idealização e organização do salto é uma iniciativa do norte-americano B.J. Worth, dublê dos filmes do agente James Bond. Os brasileiros realizaram uma série de treinamentos na Escola Azul do Vento, em Campinas, e viajaram no último domingo para Tailândia.
O recorde atual é de 247 pessoas, obtido em 1998, em Illinois (Estados
Unidos). Entretanto, a maior formação é de 297 pára-quedistas, obtida em 96, em Anapa, na Rússia. “É considerado recorde quando o número proposto é atingido. No caso da Rússia, o objetivo era de 300, mas três atletas não conseguiram completar. Por isso, não é válido como recorde, apesar de ser a maior formação”, explica Ricardo Pettená, técnico da seleção brasileira juntamente com Rogério Martinatti.
Caso consigam bater o recorde mundial, os integrantes serão citados na
edição do próximo ano do Guinness Book, o Livro dos Recordes, que inclusive enviará juízes ao evento para registrar oficialmente o acontecimento.
Este texto foi escrito por: Webventure