Laser no Pré-Pan terá Robert Scheidt (foto: Divulgação/ Holland Regatta)
As competições oficiais do Pré-PanAmerican Games Regatta começam na quinta feira (12) no Rio de Janeiro, mas 120 dos 330 velejadores inscritos já estão na cidade. O evento será um teste para os Jogos Pan Americanos de 2007, com o objetivo de avaliar as raias (Baía de Guanabara, Escola Naval e ponte Rio-Niterói), a arbitragem e os serviços de notícias.
Para que o nível técnico seja garantido foram convocados 20 dos melhores árbitros brasileiros, além de dois internacionais, que vão trabalhar durante todo o evento. Estamos apresentando os melhores nomes, mas é a ISAF que irá ratificar a formação da equipe para 2007, comentou Nelson Ilha, coordenador de arbitragem do Pré-Pan.
Os juízes que vão participar são: Bruno Marques (RJ), Boris Orstergren (RS), Carlos Eduardo Sodré (SP), Alcino Moreira (RJ), Ann Viebig (SP), Antonio Mellone Neto (SP), Carlos Margalhães (RJ), Carlos Henrique Lorenzi (RS), Cláudio Buckup (SP), Cláudio Ferraz (SP), Dionysio Sulzbeck (SP), Eduardo Pereira Porto (DF), Francisco Calich (RJ), Jean Shinzato (SC), Nelson Ilha (RS), Odécio Adam (RS), Pedro Petersen (RJ), Ricardo Lobato (RJ), Ricardo Navarro (SC), Sybille Buckup (RJ), Gilberto Sasse (RJ), além de Juan Mac Call, da Argentina e Scott Perry, do Uruguai.
Outros países – A competição será realizada em conjunto com a 19ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro, evento realizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro e contará com atletas estrangeiros de 11 países: Argentina, Chile, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Colômbia e Estados Unidos ainda estão a confirmar.
Entre as regras está a disputa do “Medal Race”, após sete regatas com os 10 melhores colocados e na qual a pontuação vale em dobro. Dessa forma o vencedor pode ser definido apenas no último evento, evitando que haja um campeão antecipado.
O Pré-PanAmerican Games Regatta vai até o dia 15 de outubro e será qualificatório para o Rio 2007. Serão distribuídas 11 vagas entre as classes J-24, Laser STD, Laser Radial, Lightning, Prancha RS:X masculino, Prancha RS:X feminino, Hobiecat 16 e Snipe. O Brasil, por ser país sede, já possui vaga garantida.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 10, 2006