Foto: Pixabay

Como ajudar as vítimas da enchente do Ribeira de Iguape, próximo ao parque Petar

Rua alagada na cidade de Eldorado (foto: Nelson Antoine / Foto Arena)
Rua alagada na cidade de Eldorado (foto: Nelson Antoine / Foto Arena)

Desde o último dia 30 (sábado), a população que vive à beira do Rio Ribeira de Iguape, no Vale do Ribeira (extremo sul do Estado de São Paulo, onde fica o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira/Petar), está sofrendo com as cheias do rio, que chegou a subir 5 metros além do normal.

Até agora, cerca de 9 mil pessoas estão desabrigadas na região. Clique aqui para assistir ao vídeo da cheia. Foram atingidas as cidades de Eldorado, Iporanga, Registro, Barra do Turvo, Jacupiranga e Sete Barras.

Para ajudar a população local, voluntários da grande São Paulo, em parceria com o Instituto Triângulo e as prefeituras das cidades atingidas, estão promovendo uma campanha de donativos para as vítimas.

São bem-vindos colchões, roupas, cobertores, artigos de higiene e limpeza (principalmente água sanitária) e alimentos não perecíveis (exceto açúcar e sal). Os donativos serão encaminhados à prefeitura de Iporanga, que fará a distribuição na região.

Pontos de arrecadação:

>> Prédio da FAU na Universidade de São Paulo (USP)
Rua do Lago, 876, Cidade Universitária
Das 8h às 22h, no grêmio da faculdade
Responsável: Beatriz Nesthlener; tel. (11) 7402-9993

>>Instituto Triângulo de Desenvolvimento Sustentável
Rua Gago Coutinho, 67, Santo André (SP)
Das 9h às 17h
Responsável: Aggnes Franco; tel. (11) 9231-2181
Outras informações: (11) 4428-2812

Outra iniciativa
O Grupo Pierre Martin de Espeleologia (www.gpme.org.br), que visita com frequência a região do Petar, está organizando uma vaquinha para comprar cobertores, que serão levados às vitimas das enchentes. Para contribuir, deposite qualquer valor na conta abaixo, se identificando depois por meio do e-mail cobertores@gpme.org.br.

Banco: Bradesco (237)
Grupo Pierre Martin de Espeleologia
Agência: 0653
Conta corrente: 002714-6
CNPJ 59.390.856/0001-63

Situação no Petar
Apesar da cheia, o Petar está aberto normalmente para a visitação, segundo a organização do parque. A rodovia SP-165 que liga a Régis Bittencourt (BR-116) à Apiaí (passando por Eldorado e pelo Bairro da Serra, porta de entrada do Petar) havia sido interditada na segunda-feira, mas já foi reaberta.

Este texto foi escrito por: Amanda Nero

Last modified: agosto 3, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure