Webventure

Como arrumar e escolher a mochila para escalar?


Mochila deve estar preparada para previsão do tempo (foto: Divulgação)

A disposição do material na mochila vai influenciar no espaço livre que você terá, e na possível busca quase que infinda por um pacote de biscoitos, por exemplo. Algumas regras são comuns, e vale lembrar, são simples.

Se houver probabilidade de chuva, das duas uma, ou forre sua mochila por dentro com um grande saco plástico, ou distribua o seu material em vários pequenos sacos plásticos transparentes para facilitar a visualização lembrando de verificar se os mesmos não estão furados, o que é muito comum, e pode gerar um grande prejuízo. No fundo da mochila vem a roupa reserva.

Disponíveis para recuperação rápida devem estar: anorak (capa de chuva), head-lamp (lanterna), agasalho (se não for de lá, é melhor, porque esta quando molha fica muito pesada, e o frio passa pelos furinhos), água, um lanche leve, máquina fotográfica. No bolso de fora, deixe a caixa de primeiros socorros.

O peso da mochila (caso esta esteja pesadinha) deve ser carregado pelos quadris, e jamais pelos ombros, a não ser que o caminhante esteja interessado em arrumar uma bela lesão, ou no mínimo uma cervicalgia. Para tal, a barrigueira deverá estar na altura dos ossos dos quadris, e bem apertada. Nas subidas projetar levemente o corpo para a frente também ajuda bastante…

O que você deve lembrar de levar na mochila? Esta lista pode vir a ser providencial:

Este texto foi escrito por: Gabriela Saliba (arquivo)