O bom desempenho de qualquer veículo, seja ele off-road ou não, depende da correta utilização da pressão dos pneus. Esta pressão é fornecida pelo fabricante do veículo e é obtida através de exaustivos testes de desempenho nos diversos tipos de terrenos que o veículo tiver de enfrentar durante a sua vida útil.
Outro fator importante na obtenção destes números é a carga útil que o veículo terá de suportar em cada eixo. Por isso, na tabelas fornecidas pelos fabricantes, a pressão fornecida para cada eixo geralmente é diferente.
Quanto maior a dificuldade do terreno, mais baixa é a pressão recomendada porque com baixa pressão, a área de aderência do pneu em contato com o solo é maior.
Conhecendo o terreno e o peso – Por tanto, em linhas gerais, procure se informar com antecedência qual a pressão recomendada pelo fabricante do seu veículo para as diversas aplicações do seu dia-a-dia e seja um campeão das trilhas.
Porém, não se esqueça: pneus sem câmara não podem rodar com pressão muito baixa pois correm o risco de serem atingidos pelo barro ou pedaços de madeira nas laterais. Com isso, desmontariam e deixariam você na mão.
Os principais indícios de que você não está utilizando a pressào correta dos pneus são: desgaste excessivo no meio do pneu (pressão muito alta), carro com consumo excessivo, baixo desempenho, impressão de roda presa, baixa durabilidade do pneu (baixa calibragem).
Este texto foi escrito por: Antônio Martins, especial para o Webventure
Last modified: fevereiro 20, 2001