Treine e aprenda gradativamente a fazer as principais manobras (foto: Luciana de Oliveira)
Vamos dar a largada para uma série de dicas para quem quer começar a competir em motocross, rali e enduro. Nós não cansamos de bater em duas teclas para quem ainda não deu os três passos básicos:
1) comprar uma moto para andar na terra;
2) aprender a andar de moto na terra;
3) comprar o equipamento de segurança para andar na terra.
Aprendendo a andar de moto na terra – Pode parecer elementar, mas muita gente pensa que sair do asfalto para a terra é um pulinho. Um pouco mais, talvez um salto triplo do João do Pulo. Não conhecemos cursos para principiantes. O Juca Bala já realiza cursos para pilotos com um mínimo de experiência e estamos pensando em formar turmas, aproveitando a parceria com os Concessionários Honda e o lançamento do modelo Tornado de 250 cilindradas.
Para quem não sabe nada, o melhor é aprender antes a andar na cidade e depois partir para a terra, onde o piso é irregular (buracos, erosões, saltos) e variado (terra, areia, grama, pedra, lama). Quem já tem uma habilidade na cidade, a dica é procurar um local com terra isolado. Não precisa ser grande, mas é melhor que seja largo e seco.
Faça como qualquer esporte e treine os fundamentos: frenagem com as duas rodas, frenagem apenas com a dianteira ou a traseira, frenagem derrapando, cavalo de pau, posicionamento em cima da moto (em pé, sentado, acelerando, freando, entrando na curva, saindo da curva, saltando, pequenas empinadas, muitas curvas, zero).
Aos poucos, e com paciência, vá aumentado o ritmo, a radicalidade, pisos e inclinações diferentes até chegar no molhado. Se for possível, chame alguém com experiência para corrigi-lo, principalmente para aprender a técnica correta.
Ao comprar a moto: bom senso – Muita gente, quando vai começar, já idealiza uma moto novinha em folha. Talvez não seja o melhor caminho para todos, já que uma moto nova custa algum investimento e pode acabar inviabilizando o projeto, fazendo faltar dinheiro para encher o tanque, as viagens, as manutenções.
Também é importante lembrar que as motos especiais para competição não têm placa, o que exigirá uma carreta, uma picape ou um ótimo amigo. Uma moto usada em excelente estado é muito fácil de ser encontrada e é mais barata. Além disso, lhe dá a chance de ver se você gostou da escolha ou do esporte. Se você comprar uma moto nova e se arrepender, o prejuízo será alto.
Segurança é fundamental – Na nossa opinião, a maior besteira é comprar a moto e não investir no equipamento de segurança. Uma bota de gesso custa muito mais caro que uma bota de couro. Investir em segurança é a mais sábia das alternativas, principalmente porque motocross, rali e enduro são esportes perigosíssimos para quem não está equipado. Então o melhor é comprar uma ótima bota, joelheira, articulada, se possível, calça de motocross, cinta abdominal, colete, cotoveleira, camisa, jaqueta, luva, capacete e óculos.
Depois de devidamente equipado, prepare-se para aproveitar as emoções de enfrentar as trilhas nas motos. Lembre-se apenas de respeitar os seus limites e aprender cada lição no seu devido tempo. Boas aventuras!
Este texto foi escrito por: André Azevedo, Klever Kolberg e Juca Bala